Conforme a lei, desde março de 2021 aqueles que sofrem com a visão monocular podem requerer legalmente benefícios do INSS, o Instituto já a via como um tipo de deficiência, entretanto antes da determinação prevista pela Lei n. 14.126/2021 judiciário possuía uma opinião contrária quanto a isso.
Entretanto, agora a visão monocular é classificada como uma deficiência sensorial em todos os âmbitos legais.
No artigo de hoje explicaremos quais são os direitos do INSS daqueles que sofrem com a visão monocular, confira.
Como mencionamos agora aqueles que sofrem com a cegueira de um olho, podem ter direito a benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social, que antes não possuíam direito, isso graças à Lei n. 14.126/2021. Conheça quais são os benefícios:
Aposentadoria da Pessoa com Deficiência: este é um benefício do INSS de direito daquele que tem algum tipo de deficiência física, mental, intelectual ou sensorial, existem duas possibilidades de modalidade sendo por idade e por tempo de contribuição, lembrando que cada modalidade possui seus próprios requisitos, porém para ambas é necessário ser um segurado do INSS.
Benefício da Prestação Continuada da Pessoa com Deficiência: esse benefício garante um salário mínimo a pessoa com deficiência que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família, para ter direito é necessário cumprir os requisitos para obtenção como ter a renda por pessoa do grupo familiar menor que 1/4 do salário-mínimo e realizar seu cadastro no CadÚnico.
Isenção do Imposto de Renda: após ser considerada deficiência grave pela lei existe a possibilidade daquele que sofre com a perda da visão de um dos olhos solicitar a isenção do imposto de renda, a isenção tem referência ao que é recebido de aposentadoria, pensão ou reforma militar.
Conhecer os seus direitos é de extrema importância para você poder solicitar os benefícios que possui, após o reconhecimento da visão monocular como deficiência, os benefícios mencionados são alguns dos que você pode solicitar.
Caso você tenha dúvidas sobre os benefícios e qual seria, por exemplo a melhor a aposentadoria para você, orientamos que procure um advogado previdenciário para te ajudar a escolher o benefício mais vantajoso para o seu caso.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…