Recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), informou que o limite do cartão de crédito direcionado aos beneficiários será aumentado.
A intenção do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), de aumentar o limite máximo das operações diante de 1,6 sobre o valor total da renda mensal, foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU).
Anteriormente, os aposentados e pensionistas que requeressem ao instituto o serviço na modalidade de consignado, poderiam obter um limite de até 1,4 diante da renda mensal.
Como a regra já está em vigor desde a publicação em veículo de imprensa oficial, para verificar o limite atual do cartão de crédito, o segurado deve multiplicar o valor do benefício recebido por 1,6.
É importante destacar que, o cálculo é feito somente nos casos em que o aposentado ou pensionista faça a adesão do cartão, havendo ainda outras mudanças nas demais linhas de crédito.
A publicação também estabeleceu demais alterações no que se refere ao tempo de carência para o pagamento da primeira parcela do empréstimo consignado, disponibilizado aos segurados do INSS durante o estado de calamidade pública devido à pandemia da Covid-19.
A modalidade foi liberada pelo instituto diante do período máximo de carência de 90 dias.
Entretanto, este prazo não deve ser considerado ao realizar o cálculo de 84 previstos para quitar o contrato.
O tempo de espera que permite a realização de transações financeiras utilizando o benefício do INSS como garantia, também passou por modificações.
O prazo anterior de 90 dias, foi reduzido para apenas 30 durante o estado de calamidade pública.
Portanto, aqueles trabalhadores que se aposentaram recentemente, ou que começaram a receber pensão por morte, serão beneficiados, uma vez que estarão aptos a desbloquear a realização das operações de crédito consignado após os 30 dias.
Até que a situação da pandemia da Covid-19 se normalize, as agências do INSS continuam de portas fechadas, concentrando todos os atendimentos por canais à distância.
Deste modo, os beneficiários podem entrar em contato com o instituto através da central telefônica 135, pelo site oficial, ou pelo aplicativo de celular, Meu INSS.
A reabertura das agências que estava prevista para o dia 3 agosto, foi prorrogada para o dia 24 deste mês.
Ainda assim, é importante ressaltar que, os atendimentos remotos continuarão mesmo após o retorno das atividades presenciais.
Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laura Alvarenga
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…