O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) dá início neste mês de agosto a operação pente-fino na concessão de benefícios. Todos os beneficiados pela Previdência foram avisados que estão sendo investigados.
Cerca de 700 mil brasileiros receberam em suas casas uma carta enviada pela Receita Federal. O objetivo foi comunicar aos cidadãos contribuintes que é o momento de enviar uma declaração retificadora do Imposto de Renda.
Após o recebimento da carta, o beneficiário tem 30 dias para agendar a avaliação médica por meio do site MEU INSS ou pelo telefone 135. A estimativa é que 170 mil benefícios por incapacidade temporária passem por essa nova revisão.
Do que se trata a operação pente-fino?
Anualmente o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) realiza uma uma revisão em todos os benefícios concedidos a fim de buscar alguma irregularidade ou falha na concessão do benefício. Afinal, diariamente são realizados milhares de pedidos ao INSS.
O intuito é evitar fraudes, revisar os pagamentos indevidos e dessa forma encontrar recursos para novos programas. Os benefícios que mais são revisados pelo INSS são o auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria por invalidez e o BPC/LOAS
O segurado poderá escolher a agência da Previdência Social para fazer o exame, não sendo necessário ser onde mantém seu benefício. Se não houver a possibilidade de comparecer na data marcada, será permitida uma única remarcação, que deverá ser justificada. Esse pedido deverá ser feito até um dia antes da data prevista para a avaliação médica.
Se o exame não puder ser realizado por indisponibilidade no local de atendimento, caberá à agência remarcar a perícia, sem que o contribuinte necessite pedir.
O que fazer ao receber a convocação?
- Ao receber a convocação, o segurado deve ligar para o telefone 135 ou acessar o site Meu INSS para agendar o atendimento. O atendimento pelo telefone funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h;
- Pelo 135 é possível marcar a apresentação dos documentos originais e entregar as cópias na agência mais próxima.
O resultado sairá a partir das 21h do mesmo dia em que a perícia foi realizada. O contribuinte pode acompanhar através da central ou do próprio site do INSS, citados anteriormente. Quem não fizer a perícia, terá o pagamento suspenso.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.