Se você passou por perícia com a intenção de receber algum benefício previdenciário, é necessário acompanhar o status do pedido para verificar se foi deferido ou não.
Além das pessoas que possuem processos em análise pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), aqueles que já recebem auxílios e pensões também podem fazer esse acompanhamento, para garantir que não há pendências em seu benefício.
Então, para facilitar o atendimento o INSS disponibilizou o seu site e o aplicativo Meu INSS, para que o segurado não precise sair de casa e faça todo o procedimento pela internet.
Então, se você quer saber como fazer esse procedimento, continue conosco.
MEU INSS
O aplicativo Meu INSS disponibiliza mais de 90 serviços para auxiliar o segurado, principalmente durante a pandemia, diante das medidas de restrição e distanciamento social.
Assim, é possível acompanhar resultados de solicitações e perícias médicas, além de fazer os agendamentos necessários caso seja preciso receber o atendimento presencial sem riscos de aglomeração.
Como consultar o benefício?
Para acompanhar seu pedido, é necessário fazer o cadastro na plataforma Meu INSS, utilizando seus dados pessoais.
Então, você pode escolher acessar através de um computador ou pelo seu aparelho celular, sendo necessário baixar o aplicativo na versão Android ou IOS.
Assim, você deverá criar sua conta informando todos os dados sobre a sua vida contributiva.
Depois, é só criar uma senha de acesso e você será direcionado à lista de serviços do Meu INSS.
Agora, é necessário clicar na opção “Meus benefícios” e o sistema irá apresentar a lista de benefícios que estão vinculados ao seu CPF.
Então, escolha aquele que você precisa obter informações. Sendo assim, procure pela parte onde é informada a “Decisão” e você poderá encontrar duas opções:
- Habilitado: quando o pedido ainda está sendo analisado pelo INSS;
- Deferimento do pedido: quando é aprovado o pedido e será feita a liberação do benefício;
- Indeferimento do pedido: se trata da negativa do pedido de benefício.
Atendimento pelo telefone
Em caso de dúvidas, ou se você preferir receber orientações pelo telefone, o INSS também disponibiliza a Central de Atendimento pelo número 135.
Desta forma, é possível consultar a situação do seu benefício informando o CPF e confirmando todas as informações solicitadas pelo atendente.
Neste caso, as ligações feitas através de um telefone fixo não possuem custos e podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Pedido Deferido
Se o seu benefício foi deferido, o INSS envia uma carta de concessão da Previdência Social ao segurado.
Nesse documento constam todos os dados de recebimento do recurso, data que ele estará disponível e onde sacar.
Além disso, o segurado também pode ter acesso à ela através do Meu INSS. Para isso, basta fazer o mesmo procedimento que mencionamos acima para acessar a plataforma.
Pedido indeferido, o que fazer?
Neste caso, é preciso recorrer da decisão do INSS, o que pode ser feito através de um recurso administrativo apresentado ao instituto para solicitar que o resultado seja revisto.
Outra opção é acionar a Justiça por meio de um processo para tentar mudar a decisão. Para isso, é necessário contar com a ajuda de um advogado especializado.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
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Por Samara Arruda