Todos os beneficiários do INSS obrigatoriamente são identificados através de um código de segurado, este código é enviado junto a carta de concessão e pode ser utilizado também para consultar o benefício do INSS, porém em algumas situações esta consulta pode ser feita pelo CPF.
Continue conosco e veja como isso é possível.
Vamos explicar cada um desses passos. Veja!
Este portal oferece vários serviços gratuitos, aposentados, pensionistas e mesmo para os não-segurados, eles conseguem conferir suas informações previdenciárias, consultar benefícios e realizar agendamentos e solicitações.
Como é possível solicitar o benefício?
Para fazer esta consulta, o usuário deve fazer login por meio de uma conta de acesso único do Governo, porém no primeiro acesso é necessário confirmar algumas informações cadastrais.
Quando você fizer o login, selecione “meu benefício”, na tela inicial, caso tenha mais de um benefício vinculado ao CPF, o processo para consultar o benefício do INSS é o mesmo.
É necessário ressaltar que cada benefício tem um número único, então é preciso atentar ao benefício correto que o usuário deseja consultar.
Se você não conseguir fazer a consulta ou não tiver meios, você tem a opção de solicitar o atendimento na Central Telefônica do INSS, no número 135.
Nesta ligação é preciso informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais, com o objetivo de evitar fraudes e proteger os dados pessoais e financeiros.
As ligações não tem custos e se forem realizadas a partir de telefones fixos ou públicos, já para celulares o custo é equivalente a uma ligação local.
O atendimento está disponível de segunda à sábado, das 7h às 22h.
Este site é uma opção para aqueles que desejam consultar o benefício do INSS, para ter este atendimento é preciso clicar na guia INSS no topo da página e no menu à esquerda, escolher a opção “Consulta de situação de benefício”, em seguida toque no botão “ Acompanhar Pedido” e a página será redirecionada para o Meu INSS.
O cidadão que precisar acompanhar à distância em como anda o processo de concessão do seu benefício, é possível consultar através do CPF, esta é uma alternativa para aqueles que não têm o número do NIS.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…