Aqueles que desejam verificar a situação de algum benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que foi ou que lhe é concedido, podem realizar essa consulta de diferentes formas. Uma das alternativas é ligando para Central Telefônica do INSS, pelo número 135, feito isso, informe seu CPF e suas outras informações cadastrais.
Contudo, há outra maneira, na qual a consulta pode ser feita de forma rápida e simples. Trata-se de uma plataforma ‘online’, em que são disponibilizados mais de 90 serviços referentes ao instituto, batizado de “Meu INSS”.
A grande vantagem, é que os serviços, inclusive a consulta, podem ser realizados sem a necessidade de sair de casa. A partir disso, a plataforma traz mais facilidade para a vida do segurado, além de evitar aglomerações na frente das agências da previdência, visto que o atual momento exige um distanciamento social.
Ainda neste sentido, o acesso é feito pelo site “Meu INSS”, ou pelo aplicativo de mesmo nome. Em ambas as opções é possível, solicitar benefícios, consultar extratos, agendar perícias, conferir a carta de concessão, entre outras alternativas.
Posto isto, saiba todos os passos para realizar a consulta dos seus benefícios de responsabilidade do INSS, bem como o cadastro na plataforma.
Como realizar o cadastro no “Meu INSS”
Para ter acesso aos serviços do INSS de forma digital, basta apenas um usuário e senha. Sendo assim, basta logar pelo aplicativo ou acessar o site.
Contudo, o segurado deve previamente, realizar o cadastro, para isso é preciso informar alguns dados, responder algumas perguntas referentes a sua vida previdenciária junto ao INSS. Dito isso, a plataforma irá pedir os seguintes dados cadastrais:
- CPF;
- Nome Completo;
- Nome Completo da mãe;
- Data e local de nascimento.
Como consultar pelo “Meu INSS”
Para realizar a consulta do INSS, é preciso acessar o site ou baixar o aplicativo disponível para todos os aparelhos celulares. Feito isso, o processo para aqueles que já tem seu benefício concedido, basta selecionar a opção referente a ele e ver todos os detalhes em “carta de concessão” ou para mais vá em “Extrato de pagamento”. Já para os segurados que aguardam a liberação, deve ser feito o seguinte passo a passo:
- Acesse o site ou abra o aplicativo “Meu INSS”;
- Informe CPF e a senha cadastrada;
- Autorize o uso de seus dados pessoais clicando em “Autorizar”;
- Em meio aos serviços disponíveis vá em “Extrato de pagamento”.
Outros serviços disponíveis na plataforma
Além dos já citados, confira mais alguns procedimentos disponíveis no “Meu INSS”:
- Simulação de tempo de contribuição;
- Agendamentos de pedidos;
- Agendamento de perícia médica;
- Declaração de benefício;
- Declaração de Regularidade de Contribuinte Individual;
- Extrato CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais);
- Extrato de empréstimo;
- Extrato de Imposto de Renda;
- Consultar a revisão do artigo 29.
Conteúdo por Lucas Machado