É comum nas rodas de conversas entre familiares e amigos surgirem depoimentos de aposentados que se mostram insatisfeitos com o valor que recebem de benefício. Mas o que muitos deles não sabem é que existe a possibilidade de fazer a revisão da aposentadoria e aumentar o valor delas.
“Devido às mudanças ocorridas nas leis ao longo dos anos, o INSS, por vezes, comete erros de cálculo e acaba concedendo uma aposentadoria mais baixa aos aposentados”, informa o advogado, especialista em direito previdenciário, Carlos Alberto Calgaro.
Também pode acontecer da pessoa, sem ter sido bem informada, ter encaminhado a aposentadoria mais baixa, quando teria o direito a receber uma aposentadoria mais vantajosa. Alguns desses casos se dá pela aplicação do fator previdenciário que derruba o valor da aposentadoria, especialmente quando se trata de aposentadoria por tempo de contribuição. No entanto, existem aposentadorias que não se aplica o fator previdenciário e, ao pedir a revisão, o valor do benefício pode dar um salto positivo.
O INSS permite ainda ao aposentado realizar recolhimentos em atraso de períodos trabalhados frios, incluir tempo que trabalhou em ambientes insalubres, atividades agrícolas, serviço militar e de aluno aprendiz, entre outros. Também existem regras progressivas do fator 85/95 que, geralmente, fazem a aposentadoria vir com um valor maior.
“Todo aposentado que não concorde com o valor e que tem direito a uma aposentadoria mais vantajosa, precisa solicitar a revisão para aumentar o valor do benefício”, comenta Calgaro.
Existe um prazo legal que é de até dez anos, contados a partir do primeiro pagamento da aposentadoria pelo INSS, para o aposentado pedir a revisão. Quem está dentro deste prazo, vale muito a pena buscar informações para saber se o benefício pode ser revisado para uma aposentadoria mais vantajosa.
Fonte: Andrieli Trindade – Jornalista /Calgaro Advogados Associados – OAB-SC 3420
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…