Inesperadamente você ficou doente, e não tem pedido no INSS de afastamento por doença. Ou seja, não sabe como requerer.
No nosso texto, você conhecerá:
Nessa primeira etapa não precisa de um advogado. Os segurados do INSS, desde que estejam contribuindo, podem requerer benefício por incapacidade. Isso desde que comprovem a incapacidade para o trabalho ou para a vida doméstica.
A partir disso, um dos caminhos para fazer o agendamento é ligar no telefone 135. Por meio do PrevFone, agendará uma data mais próxima e um local mais adequado.
Se não quiser falar pelo telefone 135, poderá pelo sistema MEU INSS. Com a sua senha, entrará na aba agendamento de perícia médica. Informará seus dados e do acidente.
Antes de tudo, não se esqueça de pegar a Declaração de ultimo dia trabalhado com seu patrão, se você for empregado. Se não for, apenas com os documentos médicos.
O agendamento administrativo é muito importante. E é o primeiro passo para que INSS analise seu pedido.
Com toda a certeza, no dia e local agendados para a perícia médica do INSS, é importante levar:
Não esqueça de tirar cópia dos seus relatórios médicos, e eventualmente dos atestados.
Chegue com antecedência no dia da perícia, e prepare para uma análise feita pelos peritos do INSS. Que podem ser ou não especialistas na sua doença.
O pedido no INSS de afastamento por doença deverá comprovar: a doença e a incapacidade ao trabalho ou para sua vida doméstica. Portanto, tenha documentos que tratem a respeito dessas situações.
Com o propósito de averiguar seu direito ao benefício por incapacidade, a perícia administrativa é marcada. Ela acontece no inicio do recebimento do auxílio-doença, bem como, em pedidos de prorrogação.
A perícia é feita por médico concursado do INSS, e este pode ter a especialidade da sua patologia, como pode não a ter.
Já que o INSS não tem médicos suficientes, isso não é um problema que cause invalidade da perícia médica.
O perito irá realizar várias perguntas e alguns exames, e ao final, dar seu parecer pela presença ou não da incapacidade para o trabalho ou para a vida doméstica.
Esse resultado sairá no sistema do MEU INSS, após 21h da sua avaliação. Fique de olho e não deixe de visualizar seus registros.
A IMPORTÂNCIA DO PEDIDO NO INSS DE AFASTAMENTO POR DOENÇA?
Finalmente agora, com a decisão do pedido no INSS de afastamento por doença terá condições de ingressar judicialmente.
A importância desse requerimento diz respeito as condições de se poder ingressar no Judiciário. Com o pedido de correção do erro do INSS. Seja por ter indeferido seu pedido, seja por ter concedido benefício da natureza diversa da pretendida.
O pedido no INSS de afastamento por doença é um momento importante para o segurado que contribui para a Previdência Social. Ou seja, quando está doente e não consegue trabalhar por mais que 15 dias, poderá ligar no telefone 135. Ou se preferir, acessar o sistema do MEU INSS para pedir o afastamento.
Não se esqueça que é importante ter o indeferimento ou a concessão de benefício de natureza diferente da pretendida, para ingressar na Justiça. Antes disso, não há como.
A perícia médica no INSS precisa ser cumprida, e não se esqueça de tirar cópias dos seus relatórios médicos. Isso tudo para não demorar ainda mais a obtenção desses documentos diretamente no INSS.
Sempre busque o apoio de um profissional especializado para esclarecer suas duvidas.
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS
Conteúdo original Advocacia Lucas Tubino
Os aposentados, pensionistas e titulares de benefícios de prestação continuada (BPC), podem comemorar, a partir…
Será que realmente vale a pena deixar de pagar os impostos? Muitos empreendedores e até…
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou a liberação do cartão Meu INSS Vale+,…
O salário-maternidade também é devido à segurada da Previdência Social que sofre aborto não criminoso,…
O eSocial está sempre em atualização e neste ano de 2025 não será diferente. Há…
Você já deve ter ouvido falar que é sua obrigação, enquanto empreendedor, recolher seus impostos…