O Governo Federal divulgou uma série de medidas para prevenir o contágio de Covid-19 no país, em 2020.
Dentre as medidas, o governo suspendeu a realização da Prova de Vida dos segurados do INSS entre os meses de março e dezembro.
Inicialmente o prazo ia até 31 de janeiro de 2021, porém com o crescente número de casos foi prorrogado novamente para a partir do final de março.
De acordo com o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, do Ministério da Economia, Wagner Lenhart, com a com a publicação da Instrução Normativa Número 121, os servidores aposentados, os pensionistas e os anistiados políticos têm um prazo mais amplo para fazer a Prova de Vida.
Para realizar a prova de vida, o segurado precisa se direcionar ao banco onde recebe o benefício, levar um documento de identificação com foto como RG, alguns bancos utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento.
No caso dos beneficiários que por motivo de doença ou dificuldade não conseguirem se deslocar até as agências bancárias, podem realizar a comprovação por meio de um procurador cadastrado no INSS.
Lembrando que segurados que residem em outro país, também precisam realizar a prova de vida anualmente.
O procedimento para realização da prova de vida não está proibido, caso o segurado deseje ir ao banco e quiser realizá-la, pode fazê-la normalmente.
De acordo com o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, do Ministério da Economia, Wagner Lenhart, o Governo Federal está trabalhando para que os segurados possam ter a possibilidade de realizar a prova de vida digital a partir de 31 de janeiro.
“O Governo está trabalhando para que, quando se volte a fazer essas atividades presenciais, essas comprovações presenciais, não só se tenha essa alternativa, mas também se tenha a alternativa da Prova de Vida digital, ou seja, a possibilidade dessas pessoas fazerem a Prova de Vida de casa, através do seu dispositivo, do celular, do computador”, afirma o secretário do Ministério da Economia.
Esse projeto-piloto já começou a ser testado e ao final será estendido para toda a Administração Pública Federal e para todos os servidores que se enquadram e precisam fazer anualmente a Prova de Vida.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…