Fique Sabendo

INSS: Como receber o teto máximo de aposentadoria?

Quem contribui com o INSS terá direito a previdência social, um seguro que garante a aposentadoria aos trabalhadores depois de um certo tempo de contribuição por motivos de invalidez, idade avançada, doença, e outros casos específicos.

Para ter direito, os contribuintes devem pagar mensalmente um valor específico ao INSS para futuramente aproveitar a concessão do benefício e aproveitar o tempo após uma vida de trabalho.

Porém, existem diferentes valores de aposentadorias calculadas a partir das quantias contribuídas por cada trabalhador. Os valores que serão concedidos poderão variar até a quantia máxima do teto do INSS.

Teto Máximo do INSS

Atualmente o valor máximo do teto do INSS para aposentadoria é de R$ 6.101,06, valor que foi estabelecido pelo próprio Instituto Nacional do Seguro Social. O valor terá correção anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor.

Essa quantia será paga para quem contribui com o valor máximo permitido pelo INSS (cada valor de contribuição é calculado de forma proporcional ao salário do trabalhador).

O teto máximo do INSS é pago para quem recebeu um salário maior que R$ 6.101,06 e pagar o valor máximo de contribuição mensal.

Cálculo do benefício

A partir da Reforma da Previdência, o cálculo passou a ser feito com base na média de todas as contribuições dos trabalhadores ao longo dos anos desde 1994. Além disso, o período de contribuição passou a ser superior a 15 anos para as mulheres e 20 anos para os homens.

O valor da aposentadoria será determinada como 60% das contribuições e soma de 2% a cada de ano que foi contribuído. Para garantir os 100%, o contribuinte terá que contribuir por 35 anos para as mulheres e 40 anos para os homens.

Para alcançar o teto máximo poderá ser algo bem complicado para muitos trabalhadores, primeiro por ser um valor elevado, depois pelo tempo de contribuição que é bem extenso.

Por que realizar um Planejamento Previdenciário?

Realizar o Planejamento Previdenciário é essencial para o trabalhador traçar metas e definir as estratégias corretas e não se preocupar somente quando for se aposentar. O beneficiário fazendo o planejamento poderá se aposentar com uma renda suficiente para ter uma vida tranquila após anos de trabalhando.

Mas, é bom contar com a ajuda de um especialista que compreenda as regras, estratégias, valores, cálculos e período de contribuição exata para realizar a simulação previdenciária.

Ajudando, o trabalhador a ter o planejamento previdenciário adequado para a realidade salarial e de trabalho.

Com o planejamento, será possível seguir e entender a possibilidade de receber o teto máximo do INSS, ou seguir a estratégia proporcional para uma futura aposentadoria do empregado.

“Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha, jornalista do Jornal Contábil”

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

MEI: Conheça as 10 Atividades Mais Procuradas por Empreendedores

O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…

1 hora ago

Por que o seu dinheiro está desvalorizando?

Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…

2 horas ago

Benefícios do INSS que pouca gente conhece

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…

2 horas ago

Governo estuda limitar antecipação do saque-aniversário do FGTS

Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…

3 horas ago

Calendário de Pagamentos do Bolsa Família 2025: Entenda a Ordem de Recebimento

O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…

4 horas ago

PGFN estende prazos para regularizar pendências com dívida ativa da União

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…

4 horas ago