O extrato do INSS é o informe de rendimentos fornecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ao aposentado ou pensionista anualmente. Inclusive, o comprovante do INSS para o Imposto de Renda é um documento que auxilia na declaração dos valores recebidos pelo beneficiário durante o ano anterior.
Esse extrato é, ainda, fundamental para o preenchimento adequado da declaração anual de ajuste do IRPF do aposentado ou pensionista. A Receita Federal alerta que o prazo está quase no final. O envio encerra no dia 31 de maio.
Portanto, se você ainda não enviou sua declaração e quer aprender como tirar o extrato do INSS, vamos explicar como fazer. Acompanhe!
Leia também: Extrato Do INSS Para Declaração Do IR 2023 Já Pode Ser Acessado!
Do que se trata o extrato do INSS para o IR?
Assim como outras fontes pagadoras e instituições financeiras, o Instituto Nacional do Seguro Social também disponibiliza um documento voltado para o preenchimento apropriado da declaração do Imposto de Renda: o extrato ou, ainda, o informe de rendimentos da autarquia.
O comprovante do INSS para o Imposto de Renda serve para que os contribuintes que receberam algum benefício do instituto durante o ano-calendário da declaração possam preencher o documento do Imposto de Renda sem dificuldade.
Como tirar o extrato do INSS para o IR 2023?
O documento pode ser emitido pela internet, sem a necessidade de comparecer a uma unidade física do instituto. Dessa forma, para isso siga as instruções:
- Entrar no site Meu INSS;
- Insira login e senha ou, se esse for o seu primeiro acesso, forneça os dados solicitados na área de login e faça seu cadastro;
- Na aba “Meus Benefícios”, clique em “Extrato de Imposto de Renda”;
- Escolha o ano calendário de 2022;
- Selecione o benefício que recebe;
- Baixe o arquivo em PDF.
Também é possível solicitar o extrato do INSS no banco em que o aposentado ou pensionista recebe seu benefício.