O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou um aumento em 25% o valor da aposentadoria de alguns beneficiários. Porém, somente em alguns casos de aposentadoria por invalidez que a alteração será aplicada.
![](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2020/05/idoso.jpg)
Foi uma forma que o INSS encontrou para complementar a aposentadoria dos beneficiários. O aumento será equivalente a um valor para cobrir o auxílio para atividades diárias.
Para receber o benefício, a pessoa deverá estar inapta para realizar atividades laborativas. Sendo preciso ter um acompanhante, o responsável poderá ser um membro da família e não precisa ser necessariamente um enfermeiro ou alguém contratado.
Como solicitar o aumento.
O benefício já é concedido junto ao processo da aposentadoria. Porém, as pessoas que já estão aposentadas por invalidez e não receberam o auxílio, poderão solicitar pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Documentos necessários para a solicitação
CPF e documento de identificação com foto do solicitante e do representante, ou procurador; Termo de representação legal ou procuração; e documentos médicos que comprovem que o segurado seja dependente de terceiro.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil