A aposentadoria especial é um dos benefícios disponibilidades pelo INSS aos seus segurados, têm direito aquele trabalhador que realiza suas atividades laborais expostos a agentes que são considerados nocivos à saúde, como no caso de, calor ou ruído, por exemplo, de maneira contínua e sem interrupção, é necessário que os níveis de exposição esteja acima dos limites que são estabelecidos pela própria legislação.
No artigo de hoje vamos te falar sobre quem tem direito a esta aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social, confira.
Como mencionado, a aposentadoria especial é destinada a trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde.
Para ter direito a este benefício é necessário ter cumprido 25,20 ou 15 anos de contribuição, o que varia o tempo é o tipo de agente nocivo ao qual o trabalhador foi exposto.
Outro fator relevante além do tempo de contribuição, é que o trabalhador precisa ter trabalhado efetivamente por no mínimo 180, ressalto que períodos como de auxílio-doença, por não, não vão ser considerados para cumprimento deste requisito.
É necessária a comprovação que o trabalhador exerceu atividade laboral exposta aos agentes nocivos que foram definidos pela legislação em vigor na época da atividade laboral realizada.
Como vários brasileiros trabalham em profissões que são consideradas como de alto risco e insalubridade, a legislação brasileira destina alguns benefícios que são de direito dessas pessoas que se expõe em suas atividades trabalhistas, ou seja, o trabalhador tem direito de realizar a solicitação da antecipação da sua aposentadoria ao INSS, isso é popularmente conhecido como aposentadoria especial.
É muito importante que além de conhecer seu direito você saiba também os requisitos para ter acesso ao seu benefício e ver se você se encaixa nele para ter direito a esta aposentadoria.
Para o trabalhador solicitar a aposentadoria especial é necessário que ele esteja em dia aos seguintes requisitos:
Confira agora a lista de profissões que podem te dar o direito à aposentadoria especial.
Agora que você sabe mais sobre o benefício e sobre as profissões é importante também entender quais documentos vão te ajudar a ter direito ao seu benefício.
Além dos documentos mencionados acima, existem outros que também pode comprovar a atividade laboral, é o caso dos seguintes documentos:
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…