O 13º salário é um dos principais direitos dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o mesmo diz respeito a um adicional de mais um salário, da mesma forma que funciona para os trabalhadores CLT.
O benefício, desde o início da pandemia da Covid-19 vem sendo antecipado para os segurados, assim como também ocorreu neste ano de 2022, onde a primeira parcela começou a ser paga em abril.
Contudo, muitos novos segurados começaram a receber benefícios previdenciários após esse período, onde, estas pessoas ainda não tiveram acesso ao pagamento do benefício.
Sendo assim, o INSS determinará um novo pagamento do 13º salário para os novos beneficiários em uma cota única que será paga muito em breve.
O pagamento do 13º salário do INSS em cota única será destinado a todos os segurados que tiveram a concessão do benefício neste ano e não tiveram acesso ao benefício antecipado, justamente pelo benefício ainda não ter sido concedido naquele período, sendo os que tiveram a concessão dos seguintes benefícios:
O pagamento do 13º salário será feito em um calendário dividido em dois grupos, onde primeiro recebem os segurados que ganham um salário mínimo e posteriormente os que ganham acima desse valor.
O cronograma é definido com base no último número do cartão do benefício, desconsiderando o dígito que é o último número após o traço.
Calendário de pagamentos para quem ganha um salário mínimo:
Calendário de pagamentos para quem ganha acima de um salário:
O cálculo do 13º salário do INSS também funciona semelhantemente dos trabalhadores CLT, ou seja, o mesmo é pago proporcional a quantidade de meses que o segurado receberá o benefício em 2022.
Essa conta é a mesma dos trabalhadores, que recebem o 13º salário proporcional a quantidade de meses trabalhados ao longo do ano.
Dessa maneira, os segurados que receberam o benefício nos 12 meses deste ano tiveram aceso a um salário cheio de 13º, assim como quem recebeu menos receberá proporcional.
Para fazer a conta é simples, basta pegar o valor do benefício dividir por 12 (12 meses do ano) e multiplicar pela quantidade de meses que terá acesso ao benefício em 2022.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…