Chamadas

INSS: conheça os benefícios que você pode solicitar este ano

Falamos bastante sobre benefícios que podem ser concedidos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), mas você sabe quais são eles?

Conhecer quais são os tipos de apoio financeiro pode te ajudar, principalmente se for preciso solicitá-los.

Então, para te ajudar, listamos os auxílios, pensões e aposentadorias que são disponibilizadas pelo INSS e que podem ser solicitadas ainda este ano. Continue conosco e conheça quais são eles. 

O que é INSS?

Antes de falarmos sobre os benefícios, saiba que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o responsável pelo pagamento dos recursos que são concedidos àqueles que fazem contribuições à Previdência Social, ou que precisam de amparo assistencial.

Desta forma, o instituto recebe todas as solicitações e faz a análise, a fim de verificar o cumprimento dos critérios que são estabelecidos para a concessão de tais benefícios

De modo geral, esses critérios se referem principalmente à carência que é o tempo mínimo de contribuição feita ao INSS, além da qualidade de segurado que se refere ao seu direito a pedir benefícios.

Em alguns casos, a idade para solicitar a aposentadoria ou mesmo a incapacidade laboral, quando é necessário obter auxílio doença ou aposentadoria por invalidez. 

Auxílios

Aos segurados, o INSS concede os seguintes auxílios: 

  • Auxílio-Acidente;
  • Auxílio-doença acidentário;
  • Auxílio-doença comum;
  • Auxílio-Reclusão Rural;
  • Auxílio-Reclusão Urbano;

Mas atenção: para pedir o auxílio doença ou acidente é preciso que, além de ter a carência mínima de 12 contribuições e a qualidade de segurado, o solicitante também comprove a incapacidade de continuar realizando suas funções profissionais.

Ela pode ser relacionada a acidente ou doença ocupacional ocorrida no trabalho, além de uma doença comum, sendo assim, o colaborador precisa se afastar de suas funções por um tempo.

Caso a incapacidade seja irreversível, é possível pedir a aposentadoria por invalidez, por exemplo. No caso dos auxílios para reclusão, quem recebe são os dependentes do segurado.

Assim, a média é de 24 contribuições antes de ser preso em regime fechado ou em regime semiaberto. O segurado não pode receber salário, nem outro benefício do INSS.

Pensões

Também são concedidas pensões para os dependentes dos segurados. São elas:

  • Pensão por Morte;
  • Pensão por Morte Rural;
  • Pensão especial por hanseníase;
  • Pensão especial destinada a crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus;
  • Pensão especial da síndrome da Talidomida;

Para que os dependentes possam receber, é necessário atender os requisitos de cada um dos tipos de pensões, que estão relacionados principalmente com o tempo de contribuição e a comprovar a dependência financeira.  

Aposentadorias

Atualmente, o INSS concede as seguintes aposentadorias àqueles que atenderem aos critérios estabelecidos por le:

  • Aposentadoria por invalidez;
  • Aposentadoria por Idade Rural;
  • Aposentadoria por Idade Urbana;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição do professor;
  • Aposentadoria por Tempo de Contribuição (para segurados incluídos na regra de transição);
  • Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Idade;
  • Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Tempo de Contribuição;
  • Aposentadoria especial por tempo de contribuição;

Os principais requisitos para solicitar a aposentadoria é a idade mínima e o tempo de contribuição, que foi alterada pela Reforma da Previdência.

Sendo assim, para que o segurado possa pedir a aposentadoria é preciso ter 65 anos no caso dos homens e 60 para mulheres. Isso vale para aqueles trabalhadores que tenham completado os requisitos até 2019. 

Depois da Reforma da Previdência, a idade estabelecida é de 62 para mulheres. Os homens se mantêm em 65 anos de idade para receber o benefício.

Outra alteração feita afeta o tempo de contribuição que para os homens passou a ser de 20 anos e de 15 para mulheres. 

Também é necessário verificar em qual regra de transição você se enquadra, para isso, conte com a ajuda de um advogado que poderá avaliar melhor seu caso e escolher a aposentadoria mais benéfica.

Benefícios assistenciais

Muitas pessoas costumam confundir esses benefícios com a aposentadoria, então, saiba que eles possuem diferenças. Atualmente, são disponibilizados  dois tipos de benefícios assistenciais:

  • Benefício de Prestação Continuada (BPC): pago para idosos e pessoas com deficiência;
  • Para os trabalhadores portuários avulsos;

Benefícios para o trabalhador

Os segurados também têm à disposição outros tipos de benefícios que prevê o amparo financeiro por prazo definido. São eles: 

  • Salário-maternidade: voltado às gestantes, em caso de adoção ou ao pai (em caso de falecimento da mãe da criança). Além de ser pago um salário, também é concedido o afastamento por até 120, de acordo com cada caso;
  • Seguro-defeso pescador artesanal: é para ao pescador artesanal a fim de garantir uma renda durante o período em que não puder realizar suas atividades devido à piracema;
  • Salário família: pago ao empregado, inclusive o doméstico, e ao trabalhador avulso, de acordo com o número de filhos ou equiparados que possuam filhos menores de 14 anos ou inválidos;

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Samara Arruda com informações do INSS

Samara Arruda

Jornalista há 10 anos, já atuou na redação de revistas e jornais locais de MG e na produção de conteúdo para redes sociais. Atualmente, se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

50 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago