Uma dúvida muito comum entre os trabalhadores brasileiros que estão prestes a adquirir o benefício previdenciário é saber quais fatores são levados em consideração para definir o cálculo da aposentadoria.
É importante saber alguns pontos para tomar conhecimento de qual será o valor do seu benefício, pois não há possibilidade de fixar uma regra geral para todos os segurados, já que o valor pode variar de segurado para segurado.
A fórmula é bem simples: separar todas as contribuições desde julho de 1994 até o mês anterior à data de entrada do requerimento. Depois disso, deve-se analisar cada salário de contribuição, que é tudo o que foi pago ao INSS e atualizar os valores pelo INPC.
Feito isso, o segurado deve reter as 80% maiores contribuições e realizar a média aritmética simples, ou seja, soma uma por uma e divide por 160. O valor desse cálculo corresponde à 100% da sua média contributiva, que é aplicada em três modalidades de aposentadoria: especial, para deficientes e tempo de contribuição – quando atingida a pontuação necessária: 86 pontos para as mulheres e 96 pontos para os homens.
Quando o segurado consegue a aposentadoria por tempo de contribuição que não leva em consideração a pontuação 86/96, ainda será aplicado o fator previdenciário.
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Conteúdo original Melo Advogados Associados
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…