O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) informou que os aposentados e pensionistas poderão solicitar empréstimo consignado com limite maior.
Sendo ampliado de 30% para 35%. O Instituto de Estudos Previdenciários (leprevi), através de dados, mostra que o valor do crédito pode aumentar quase 15%.
Sendo possível que o segurado faça até nove contratos de empréstimo pessoal. O percentual de juros será de no mínimo 1,8%, com prazo de até 84 meses para pagamento, ou seja, em sete anos.
Todas as instituições financeiras estão oferecendo o consignado com a nova margem, informou a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
Esse limite maior terá valide até o dia 31 de dezembro de 2020, quando terminará o estado de calamidade pública decretado pelo governo.
Empréstimo com limite maior
Os segurados do INSS podem comprometer até 35% da renda com empréstimo pessoal. Antes o limite era de 30%. A margem consignável para cartão de crédito permaneceu a mesma, 5%.
![](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2020/02/idoso1.jpg)
Os aposentados e pensionistas que quiserem contratar o empréstimo consignado poderão verificar quanto da renda já foi comprometida, e o valor do crédito que ainda tem direito para solicitar.
Para ter essas informações, bastará consultar o “Extrato de Empréstimo Consignado” no site ou no aplicativo Meu INSS. E você saberá a quantia que estará disponível.
Atenção
Quem utilizar toda a margem disponível não poderá fazer novos empréstimos até quitar pelo menos uma das dívidas.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil