As agências do INSS estão fechadas desde quando começou o isolamento social, para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Mas, existe a possibilidade da reabertura das agências no dia 13 de julho.
Enquanto as agências não voltam a atender o público, os agendamentos e pendências estão sendo tratados através do aplicativo e do site Meu INSS.
Meu INSS
você poderá acessar o Meu INSS através do computador e também pelo aplicativo para celular. O Portal é mais ágil para quem precisa fazer agendamentos, solicitar benefícios, serviços e realizar consultas.
Também é possível ligar para a central de atendimento pelo telefone 135, de segunda à sábado, das 7 horas às 22 horas (horário de Brasília).
Para se cadastrar no Meu INSS
Para que você se cadastre no Meu INSS, será preciso informar seu CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe. Logo em seguida será gerado um código de acesso provisório. Você deverá fazer o login, usando a senha provisória.
Em seguida, aparecerá uma mensagem informando que é necessário que você crie sua própria senha, que deve ser: alfanumérica.
Serviços realizados pelo Portal
Atestado Médico
O segurado que precisa enviar um atestado médico poderá fazer através do site ou App Meu INSS, assim, não será necessário ir até a uma agência para passar por perícia médica.
Com as agências fechadas, os segurados foram dispensados de realizar a perícia médica presencial para receber a antecipação do auxílio-doença que equivale a um salário mínimo.
Entretanto, a análise de requisições de benefícios permanece sendo realizada através dos atestados que são enviados pela Internet no aplicativo ou site.
Aposentadorias Urbanas
Nessa opção, será mostrado duas alternativas: Aposentadoria por Idade Urbana e Aposentadoria por Tempo de Contribuição. Será feita uma busca nos sistemas do INSS para saber se o benefício já pode ser concedido automaticamente. Não sendo possível, bastará acompanhar, com o número do protocolo de requerimento, o andamento do seu pedido pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Salário Maternidade
Ao pedir o Salário Maternidade, o sistema do INSS irá realizar uma pesquisa para saber se o seu pedido pode ser aprovado automaticamente. Não sendo, você poderá acompanhar, através do número do seu protocolo de requerimento, o andamento do seu pedido pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Extrato Previdenciário (CNIS)
O beneficiário irá poder pedir seu histórico com toda a sua situação contribuitiva na ativa, sendo você empregado, individual, empresário, doméstico e também aposentado. Assim, será possível saber se a empresa está repassando a contribuição e se os recolhimentos estão sendo feitos de maneira correta.
Calculadoras
É para saber os dados de vínculos do segurado registrados nos sistemas do INSS, o tempo que falta para se aposentar ou o cálculo do tempo de contribuição.
Agendamentos/Requerimentos
Você poderá agendar um atendimento presencial e também acompanhar o andamento do seu requerimento.
Extrato de Pagamento de Benefício
É um histórico que comprova que a pessoa recebe o benefício do INSS e mostra sua renda mensal. O documento é válido para fins legais como abertura de conta em bancos, abertura de crediário, empréstimo consignado, gratuidade para idosos no transporte interestadual, programas educacionais, e também para outros fins. Detalha valores, o banco e data de pagamento do benefício.
Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade
É onde consta que o segurado foi considerado capacitado ou não para retornar ao trabalho. O serviço é destinado para quem solicitou o auxílio-doença ou outro benefício por incapacidade e passaram por perícia médica no INSS.
Extrato de Empréstimo Consignado
Para quem faz empréstimo consignado, será possível consultar todo o histórico de créditos consignados feito com descontos no benefício previdenciário, como também obter outras informações como por exemplo, a margem da consignação atual, valores de parcelas e prazos.
Extrato para Imposto de Renda (IR)
Destinado para o segurado que precisa realizar declaração do Imposto de Renda (IR).
Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta
Informa a existência ou não de algum benefício em seu CPF. Alguns órgãos de governo costumam exigir a apresentação desse Nada Consta.
Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29
É um modo de saber se o benefício está listado para revisão quanto à fórmula de cálculo. Só para os enquadrados no artigo 29, II da Lei 9876/76.
Encontre uma agência
Para que o segurado encontre uma agência mais próxima de onde reside.
Alterar Dados de Contato
É para atualizar dados de contato pessoais como endereço, telefone e e-mail. É possível também, incluir um endereço secundário, que pode ser inclusive um endereço de segurado em país estrangeiro.
Peritos são contra o retorno
Por causa da pandemia do novo coronavírus, os peritos do INSS fizeram um pedido ao Ministério da Economia para suspender a reabertura das agências, para evitar aglomerações que poderá acontecer principalmente com as pessoas do grupo de risco.
Os peritos desejam voltar ao trabalho presencial somente quando o “estoque” de processos administrativos que ainda dependem de análises prévias, tenham sido reduzidos na quantidade mínima que se possa evitar as aglomerações nas unidades.
Entretanto, a Secretaria de Previdência e Trabalho confirmou que a volta dos atendimentos será de forma gradual, a partir do dia 13 de julho, respeitando as orientações de segurança sanitária determinadas pelo Ministério da Saúde e o plano de ação elaborado pelo grupo de trabalho instituído com essa finalidade.