As agências do INSS estão fechadas desde quando começou o isolamento social, para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Mas, existe a possibilidade da reabertura das agências no dia 13 de julho.
Enquanto as agências não voltam a atender o público, os agendamentos e pendências estão sendo tratados através do aplicativo e do site Meu INSS.
você poderá acessar o Meu INSS através do computador e também pelo aplicativo para celular. O Portal é mais ágil para quem precisa fazer agendamentos, solicitar benefícios, serviços e realizar consultas.
Também é possível ligar para a central de atendimento pelo telefone 135, de segunda à sábado, das 7 horas às 22 horas (horário de Brasília).
Para que você se cadastre no Meu INSS, será preciso informar seu CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe. Logo em seguida será gerado um código de acesso provisório. Você deverá fazer o login, usando a senha provisória.
Em seguida, aparecerá uma mensagem informando que é necessário que você crie sua própria senha, que deve ser: alfanumérica.
Atestado Médico
O segurado que precisa enviar um atestado médico poderá fazer através do site ou App Meu INSS, assim, não será necessário ir até a uma agência para passar por perícia médica.
Com as agências fechadas, os segurados foram dispensados de realizar a perícia médica presencial para receber a antecipação do auxílio-doença que equivale a um salário mínimo.
Entretanto, a análise de requisições de benefícios permanece sendo realizada através dos atestados que são enviados pela Internet no aplicativo ou site.
Aposentadorias Urbanas
Nessa opção, será mostrado duas alternativas: Aposentadoria por Idade Urbana e Aposentadoria por Tempo de Contribuição. Será feita uma busca nos sistemas do INSS para saber se o benefício já pode ser concedido automaticamente. Não sendo possível, bastará acompanhar, com o número do protocolo de requerimento, o andamento do seu pedido pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Salário Maternidade
Ao pedir o Salário Maternidade, o sistema do INSS irá realizar uma pesquisa para saber se o seu pedido pode ser aprovado automaticamente. Não sendo, você poderá acompanhar, através do número do seu protocolo de requerimento, o andamento do seu pedido pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Extrato Previdenciário (CNIS)
O beneficiário irá poder pedir seu histórico com toda a sua situação contribuitiva na ativa, sendo você empregado, individual, empresário, doméstico e também aposentado. Assim, será possível saber se a empresa está repassando a contribuição e se os recolhimentos estão sendo feitos de maneira correta.
Calculadoras
É para saber os dados de vínculos do segurado registrados nos sistemas do INSS, o tempo que falta para se aposentar ou o cálculo do tempo de contribuição.
Agendamentos/Requerimentos
Você poderá agendar um atendimento presencial e também acompanhar o andamento do seu requerimento.
Extrato de Pagamento de Benefício
É um histórico que comprova que a pessoa recebe o benefício do INSS e mostra sua renda mensal. O documento é válido para fins legais como abertura de conta em bancos, abertura de crediário, empréstimo consignado, gratuidade para idosos no transporte interestadual, programas educacionais, e também para outros fins. Detalha valores, o banco e data de pagamento do benefício.
Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade
É onde consta que o segurado foi considerado capacitado ou não para retornar ao trabalho. O serviço é destinado para quem solicitou o auxílio-doença ou outro benefício por incapacidade e passaram por perícia médica no INSS.
Extrato de Empréstimo Consignado
Para quem faz empréstimo consignado, será possível consultar todo o histórico de créditos consignados feito com descontos no benefício previdenciário, como também obter outras informações como por exemplo, a margem da consignação atual, valores de parcelas e prazos.
Extrato para Imposto de Renda (IR)
Destinado para o segurado que precisa realizar declaração do Imposto de Renda (IR).
Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta
Informa a existência ou não de algum benefício em seu CPF. Alguns órgãos de governo costumam exigir a apresentação desse Nada Consta.
Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29
É um modo de saber se o benefício está listado para revisão quanto à fórmula de cálculo. Só para os enquadrados no artigo 29, II da Lei 9876/76.
Encontre uma agência
Para que o segurado encontre uma agência mais próxima de onde reside.
Alterar Dados de Contato
É para atualizar dados de contato pessoais como endereço, telefone e e-mail. É possível também, incluir um endereço secundário, que pode ser inclusive um endereço de segurado em país estrangeiro.
Por causa da pandemia do novo coronavírus, os peritos do INSS fizeram um pedido ao Ministério da Economia para suspender a reabertura das agências, para evitar aglomerações que poderá acontecer principalmente com as pessoas do grupo de risco.
Os peritos desejam voltar ao trabalho presencial somente quando o “estoque” de processos administrativos que ainda dependem de análises prévias, tenham sido reduzidos na quantidade mínima que se possa evitar as aglomerações nas unidades.
Entretanto, a Secretaria de Previdência e Trabalho confirmou que a volta dos atendimentos será de forma gradual, a partir do dia 13 de julho, respeitando as orientações de segurança sanitária determinadas pelo Ministério da Saúde e o plano de ação elaborado pelo grupo de trabalho instituído com essa finalidade.
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