Empresas do grupo:

Início » INSS: Diabéticos terão direito a benefícios?

INSS: Diabéticos terão direito a benefícios?

por Jorge Roberto Wrigt
3 minutos ler
diabetes

Os diabéticos como todos os trabalhadores que por algum motivo ficam incapacitados para o trabalho, vão ter direito a benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Vamos falar das pessoas que sofrem com problemas causados pela diabetes como perda de visão ou membros que acontece com o avanço da doença. Esses problemas acabam diminuindo o ritmo das pessoas no trabalho.

Dependendo de alguns casos, a diabetes pode dar direito ao auxílio-doença ou à aposentadoria por invalidez. Para ter direito ao benefício, a pessoa precisará passar por uma perícia médica pelo INSS.

O Instituto exige 12 contribuições mensais para conceder o auxílio-doença e que a pessoa esteja realmente incapacitada para a vida laboral por um período superior a 15 dias consecutivos.

As pessoas que ficaram com sequelas permanentes vão ter direito ao auxílio-doença. Acidentes ou doenças que diminuam a capacidade no trabalho é que vão dar direito ao benefício. O INSS tem como norma não olhar diretamente para doença e sim a incapacidade do trabalhador motivado pela doença.

Aposentadoria por invalidez

A aposentadoria por invalidez vai ser concedida ao trabalhador que não consegue mais exercer a profissão ou outra função qualquer, devido a uma doença.

A Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.

A Sociedade Brasileira de Diabetes afirma que atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas são diabéticas, o que representa 6,9% da população.

A pessoa para evitar a doença deve praticar atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação que seja saudável e não consuma álcool, tabaco e outras drogas.

O que é o pré-diabetes?

É quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos, ou seja, além do normal, porém, não estão elevados o suficiente para caracterizar um Diabetes Tipo 1 ou Tipo 2. Nesse período o corpo humano está dando um sinal de alerta, que geralmente aparece em pessoas obesas, hipertensas ou em pessoas com alterações nos lipídios.

Nesse estágio a doença pode ser revertida, fazendo uma prevenção para que a doença não evolua e apareça complicações que possam levar inclusive ao infarto.

Segundo estatísticas, 50% dos pacientes que têm o diagnóstico de pré-diabetes, mesmo com as devidas orientações médicas, desenvolvem a doença.

A mudança de hábito alimentar e a prática de exercícios são os principais fatores de sucesso para o controle.
Uma ida ao médico regularmente pode evitar complicações mais sérias. O portador da doença também precisa seguir rigorosamente as orientações médicas.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More