Uma decisão do STJ (Supremo Tribunal de Justiça), estabelece que todos os salários podem ser levados em consideração para o cálculo da aposentadoria, mesmo os que são anteriores a 1994. isso vai fazer com que o benefício possa aumentar para algumas pessoas. Mas, nem tudo é fácil como parece, é necessário cumprir alguns requisitos e entrar com o pedido na justiça.
Você pode ter direito a aumentar sua aposentadoria e nem sabe como funciona a revisão hoje
O INSS leva em conta atualmente, para se calcular os valores dos benefícios, apenas as contribuições em real. Ou seja, aposentadoria e pensão por morte, terão seus cálculos feitos a partir de julho de 1994.
Mudanças com a Reforma da Previdência
Antes de 13 de novembro de 2019, os cálculos eram feitos considerando os 80% maiores salários do período para essa média. Mas com a reforma, todos os salários desde 1994 são levados em consideração.
Mas, a decisão do STJ, diz que deve se levar em conta também os salários de antes de 1994 e poderão ser utilizados para a média. Assim, ela é chamada de revisão da vida toda.
Vale a pena todo mundo pedir a revisão da aposentadoria?
Nem todo mundo será beneficiado, porque ela é vantajosa para aquelas pessoas que recebiam salários maiores antes de 1994 e depois passou a receber menos.
Mas, a melhor forma para se descobrir se vale a pena, é o segurado fazer o cálculo. Ajuda de um especialista é a melhor saída para fazer a conta, antes de entrar com um processo.
Quem se enquadra na Revisão?
Antes de tudo, é necessário que o aposentado tenha entrado no sistema antes de 1994. Ter recebido o benefício nos últimos 10 anos. Revisão vale também para pensão por morte e auxílio-doença.
Fique atento
Sempre é bom ter a ajuda de um advogado, assim o segurado já saberá se tem direito a receber um salário maior. Quem sabe você poderia estar recebendo um dinheiro melhor e não sabia. Mas agora já sabe ao ler esse artigo. Procure seus direitos e boa sorte!
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS