O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou as datas de pagamento da primeira parcela do 13º salário a aposentados, pensionistas e demais segurados. De acordo com a autarquia, a primeira parcela do abono natalino será pago em agosto.
A primeira corresponde a 50% do valor do benefício, sem descontos, e é depositada junto com a renda referente ao mês de agosto. O INSS revelou que a segunda parcela do benefício será liberada a partir de 25 de novembro.
Leia Também: Motivos que podem excluir você do Cadastro Único
Vão receber o abono os segurados aposentados, pensionistas e quem recebe algum tipo de auxílio do INSS. Já as pessoas que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e RMV (Renda Mensal Vitalícia) não têm direito ao 13º salário.
Segundo o calendário do INSS, os depósitos serão feitos primeiro para quem recebe até um salário mínimo, que já estará no valor de R$ 1.320,00 a partir do dia 25 de agosto deste ano. Já quem recebe acima do piso nacional, o abono natalino será liberado a partir de 1º de setembro.
Nos últimos três anos, o pagamento do décimo terceiro estava sendo antecipado para os meses de abril e junho, isso porque o país estava vivendo um momento de pandemia de Covid-19.
O Decreto 10.410 estabelece que o pagamento do 13º salário seja pago em duas parcelas, onde, a primeira será paga no mês de agosto, representando 50% do valor do benefício e o restante no mês de novembro.
Leia Também: Exame de Suficiência do CFC 2023 teve data alterada!
Para quem ganha um salário mínimo:
Para quem ganha MAIS de um salário:
Já a segunda parcela do abono natalino será liberada a partir do dia 25 de novembro de 2023. Confira as datas:
Segunda parcela
Para quem ganha um salário mínimo:
Para quem ganha MAIS de um salário:
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…