Chamadas

INSS: Doenças na coluna dão direito a benefícios do INSS

Muitas pessoas de diferentes idades podem sofrer com doenças da coluna. Geralmente, os problemas de coluna surgem com o envelhecimento natural do corpo, mas também podem ocorrer devido a má postura, excesso de peso, por falta de atividade física ou ser consequência de alterações congênitas.

Muitas dessas doenças podem gerar direito a benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Entre esses benefícios estão o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e aposentadoria por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez).

As dores na coluna podem acabar com o dia de uma pessoa e dificultar a realização das atividades profissionais. Em muitos casos os exames médicos não conseguem descrever o impacto da enfermidade.

Há trabalhadores que conseguem, mesmo estando com problemas na coluna, trabalhar normalmente. A doença na coluna só levará o trabalhador a conseguir a aposentadoria por invalidez, se ficar incapacitado de forma permanente e não ter como exercer mais as suas atividades laborais.

Primeiro, o INSS irá  liberar o auxílio-doença, já que existe expectativa da pessoa se reabilitar e voltar ao emprego. Para depois converter em aposentadoria por invalidez, caso seja comprovado a incapacidade permanente do segurado.

Doenças que podem dar direito a aposentadoria por invalidez

Hérnia de Disco

Hérnia de disco é uma doença que pode afetar a região do pescoço (cervical), do meio das costas (torácica) ou a região mais baixa das costas (lombar). Ela ocorre quando o disco intervertebral (que se situa entre as vértebras da coluna) perde sua forma original (oval) e começa a incomodar a medula espinhal.

Sintomas geralmente são:

  • Queimação;
  • Dormência;
  • Dor nas costas.

Sua principal causa está relacionada à má postura no dia-a-dia. Carregar peso, ter má postura, pode desenvolver a doença por volta dos 40 anos. A hérnia de disco pode dar direito a aposentadoria por invalidez, caso impossibilite a pessoa de trabalhar de forma permanente.

Osteofitose

A osteofitose é a doença em que aparecem osteófitos ao redor do disco da coluna vertebral. Osteófitos são os populares bico-de-papagaio, que são pequenas expansões ósseas, semelhantes a um gancho. Eles costumam aparecer em caso de problemas reumáticos, como osteoartrose lombar e cervical, desidratação do disco intervertebral, e outros problemas.

Essa doença é causada por posturas incorretas ao longo da vida laboral. Isso pode provocar lesões das articulações vertebrais. Dependendo de sua gravidade, é possível ter direito a aposentadoria por invalidez.

Discopatia Degenerativa

Discopatia Degenerativa atinge os discos intervertebrais, que é a estrutura cartilaginosa situada entre as vértebras da coluna. São apontadas as seguintes causas que podem provocar a doença: a forma como o trabalhador carrega o peso  de forma irregular, manter uma postura numa única posição durante um longo período de tempo.

Outros motivos podem estar ligados a fatores genéticos, desgaste, esportes de alto impacto, obesidade e tabagismo.

Cervicalgia

Essa é uma doença muito comum, conhecida pelas pessoas como torcicolo. Esse tipo de doença pode afastar uma pessoa do trabalho, principalmente na sua fase crônica, afastando o trabalhador por mais de 15 dias, o que gera direito ao auxílio-doença. 

Geralmente essa doença surge devido a alterações na postura. Quem trabalha no computador sempre na mesma posição por um longo tempo ou quando trabalha com o membro superior em elevação por um longo período como é o caso de cabeleireiros e  garçons). 

Aposentadoria por invalidez

Só vão poder solicitar a aposentadoria por incapacidade permanente, os trabalhadores com algum tipo de incapacidade que o impeça de continuar trabalhando.

A Aposentadoria por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez) é um benefício que pode ser pago ao segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que comprove, por meio de perícia médica, estar incapaz para o trabalho de forma permanente.

O segurado deverá cumprir alguns requisitos para ter direito a aposentadoria por invalidez:

  • A concessão desse tipo de aposentadoria depende da verificação por meio de exame médico-pericial realizado pela perícia médica federal;
  • O contrato de trabalho do segurado deve ser suspenso durante o período em que o benefício estiver sendo efetivado;
  • O aposentado por invalidez até pode retornar, de forma voluntária, ao trabalho. Porém, nesse caso, o pagamento do benefício será suspenso;
  • O segurado perde o benefício se o exame médico previdenciário revelar que ele recuperou sua capacidade de trabalho;
  • A empresa terá que reintegrar o trabalhador ao seu quadro de funcionários caso ele recupere sua capacidade de trabalho. Para evitar essa reintegração, a organização deve indenizar o profissional conforme as regras legais. Assim, ela poderá encerrar o vínculo empregatício;
  • Caso o INSS cancele a aposentadoria por invalidez, o trabalhador deve se apresentar à empresa em até 30 dias, contados a partir do aviso da Previdência Social. Caso contrário, ele pode ser demitido por abandono de emprego.

Será preciso comprovar: 

  • Qualidade de segurado do requerente;
  • Cumprimento da carência de 12 contribuições mensais;
  • Superveniência de moléstia incapacitante para o desenvolvimento de qualquer atividade que garanta a subsistência;
  • Caráter definitivo da incapacidade.
Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

5 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

6 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

7 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

9 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

10 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

11 horas ago