Chamadas

INSS: É possível fazer perícia médica em casa ou no hospital?

Em determinadas ocasiões, por motivo de doença ou incapacidade, o segurado do INSS não tem condições de comparecer a uma perícia médica. 

Todavia, é possível fazer a perícia do INSS em casa ou mesmo no hospital se estiver acamado e precisando de um benefício por incapacidade. 

É verdade!! Basta que no dia e hora agendados da perícia na agência, um representante vá no seu lugar, com documento que comprove a internação hospitalar. Ou, então,provando que há impossibilidade de locomoção da residência até a agência do INSS e demais documentos de identificação. 

Dessa forma, o perito médico analisa se cabe a perícia externa, que pode ser domiciliar, hospitalar ou em outro lugar, como em outro município, por exemplo.

Leia também: Auxílio-Doença: Veja O Que Mudou Com Relação À Perícia Médica

Perícia Médica

A perícia médica é necessária para receber algum dos benefícios por incapacidade, seja o temporário (antigo auxílio-doença) ou o permanente (aposentadoria por invalidez). 

E, justamente prevendo que o segurado possa estar acamado, ou seja, em situação que precise de cuidados especiais e sem condições de se dirigir a uma agência do INSS, existe essa alternativa.

Essa informação sobre a possibilidade da perícia domiciliar ou hospitalar é, inclusive, sempre informada no comprovante de agendamento desses benefícios.

Em nenhuma hipótese, o segurado precisa ir de maca, em ambulâncias ou outros veículos, para o atendimento da perícia. Isso pois tanto a integridade do segurado quanto sua privacidade devem ser resguardadas.

Além disso, a depender da gravidade da situação clínica do segurado, pode ocorrer risco de maior agravo ou mesmo risco de vida do requerente.

A Perícia Médica Previdenciária é uma etapa fundamental para aqueles que desejam requerer benefícios previdenciários, visto que é por meio dela que se atesta a existência ou não de incapacidade para o trabalho.

Quem realiza a Perícia Médica Previdenciária?

A Perícia Médica Previdenciária é realizada por um perito médico do INSS ou por uma junta médica formada por três profissionais da área médica. 

Esses peritos são responsáveis por avaliar a documentação que o segurado apresentar e realizar a avaliação médica necessária para atestar a existência ou não de incapacidade para o trabalho.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

4 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

8 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

11 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

16 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

17 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

17 horas ago