Photo by @freepik / freepik
No Brasil é comum ver tantas fraudes acontecendo principalmente no que está relacionado à dinheiro público e, para facilitar certos processos, de tempos em tempos a Previdência Social faz um pente fino em cada benefício do INSS.
O objetivo é único: identificar pagamentos após óbitos que por alguma falha estejam sendo feitos de maneira irregular para representantes legais e demais danos contra o sistema.
Infelizmente as falhas são mais comuns do que gostaríamos, isso implica em um transtorno enorme para os beneficiários que estão recebendo o benefício de forma legal e de repente são pegos pela surpresa de um cancelamento.
Portanto se você beneficiário estiver passando por este problema, nós preparamos esta matéria que vai te ajudar a esclarecer suas dúvidas sobre o que deve ser feito.
Pois pode ser possível reverter a decisão do INSS e neste artigo vamos mostrar como.
Esta revisão tem o objetivo de promover uma redução na concessão de Aposentadoria por Invalidez, Auxílio Doença, BPC-LOAS, Auxílio Reclusão, Aposentadorias em geral e Pensão por Morte.
De acordo com o INSS somente no primeiro trimestre de 2020, mais de 300 mil segurados foram convocados, este tipo de chamado pode ocorrer de várias formas, através do banco onde o cidadão recebe o benefício, de e-mail ou carta via Correios, por isso esteja atento aos seus dados atualizados no cadastro.
Quando ocorre uma chamada do INSS e o segurado não se apresenta o problema pode ser ainda maior, pois, para recorrer de uma suspensão de benefício há um período de tolerância correspondente a 30 dias.
Logo que comparecer na agência dentro do prazo estipulado pelo instituto, um recurso administrativo será aberto a partir de uma defesa, se caso o INSS julgá-la insuficiente ou improcedente, a Previdência Social terá total liberdade para suspender o pagamento de vez.
Por Lei são 30 dias podendo ser prorrogado por mais 30 dias, mas esse prazo de espera pode ser bem maior, se o prazo de espera ultrapassar o limite estipulado por lei, o segurado pode recorrer na justiça e poderá receber os atrasados.
Se para o seu benefício ser concedido for preciso fazer uma perícia médica, é necessário que esteja atento e entre em contato com o órgão, através do telefone 135, site ou aplicativo Meu INSS, para agendá-la o mais brevemente possível.
Recuperar seu benefício do INSS na justiça é a maneira mais rápida e menos desgastante.
É necessário que tenha em mãos suas documentações, dados e laudos médicos (se for necessário) à mão e atualizados.
Pois a quantidade de pessoas que decidiram recorrer é enorme.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
A Reforma Tributária introduziu alterações significativas nas regras para isenção de impostos na compra de…
O regime MEI (Micro Empreendedor Individual) foi estruturado pelo Governo Federal para garantir que trabalhadores…
Se você é estudante de Ciências Contábeis com dúvidas ou uma profissional de contabilidade, é…
Em um mundo cada vez mais digital, os vídeos estão presentes em todos os lugares,…
Se tem uma coisa que ninguém quer é ver sua conta bancária comprometida, mas as…
O Fundo de Garantia do Tempo por Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador com…