O empréstimo consignado voltou à margem de 35% desde 1° janeiro de 2022, isso porque a a ampliação que estava com o valor de 40% desde abril de 2020, terminou no dia 30 de dezembro de 2021. A medida que ampliou o crédito foi para facilitar aos segurados do INSS ter acesso a empréstimos durante a pandemia de Covid-19.
Agora, o aposentado que desejar contratar o consignado pode comprometer apenas 30% de sua renda para o empréstimo pessoal e mais 5% para o cartão de crédito, totalizando 35%.
Com o fim da Medida Provisória a suspensão do pagamento das parcelas com novos contratos não será mais obrigatória, ou seja, a suspensão será opcional de cada instituição financeira. O que obriga os segurados a ficarem atentos nos casos em que o banco ofereça suspensão, observando se não haverá a incidência de juros pelo adiamento no pagamento.
O número máximo de parcelas dos empréstimos que antes estava em 84 meses, ou seja, 7 anos, volta para 72 meses, ou seja, 6 anos.
Também deixou de valer a regra que permitia reduzir para 30 dias o tempo de carência para que os aposentados ou pensionistas pudessem pedir novo empréstimo consignado após a contratação de um anterior. Desde o dia 1° de janeiro, esse prazo voltou para 90 dias.
A taxa de juros que antes estava em 1,80% teve um aumento, subindo para 2,14%.
Pela regra, o limite de idade de contratação do empréstimo consignado para os segurados do INSS é de 80 anos.
O consignado tem a facilidade de permitir que as parcelas sejam descontadas diretamente no contracheque, holerite ou benefício do INSS. Desta forma, uma parte da renda fica comprometida antes mesmo de o dinheiro chegar na conta do contratante.
Quem mais solicita o empréstimo consignado são os funcionários públicos, aposentados e pensionistas do INSS.
Como Contratar?
Para contratar o empréstimo consignado, você vai precisar apresentar alguns documentos necessários, sendo eles:
RG;
CPF;
Comprovante de residência atualizado;
Comprovante de renda recente.
Quando a pessoa desejar bloquear a contratação do empréstimo, deve acessar o site Meu INSS, clicando na opção “Empréstimo: bloqueio/ desbloqueio” e seguir os comandos dados na plataforma.