O INSS é responsável pelo pagamento de vários benefícios concedidos para segurados que pagam suas contribuições em dia, como por exemplo: Auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade, aposentadoria por invalidez, aposentadoria especial, dentre outros.
Hoje vamos ressaltar duas categorias, uma delas é muito falada e muito difícil de ser concedida pelo INSS, até mesmo por ser um benefício muito caro para a previdência social, estamos falando da aposentadoria por invalidez.
Já a aposentadoria por idade é uma categoria para área urbana, se você tem dúvidas sobre este assunto, na matéria de hoje vamos explicar a diferenças entre elas, pois, para cada uma exige um requisito diferente.
Todo segurado tem a liberdade de escolher em qual modalidade de aposentadoria se enquadrar, mas claro de acordo com seu histórico profissional.
Para segurados que já cumpriram os pré-requisitos do tempo mínimo de contribuição, por exemplo, está apto a dar entrada no processo de aposentação pelo fator previdenciário.
Esta categoria beneficia os segurados que chegaram na terceira idade, contribuintes da área urbana, sendo assim eles têm o acesso garantido ao atingir 60 anos se mulher, e 65 aos homens.
Para aqueles que exercem atividades em áreas rurais de caráter individual ou na subsistência familiar a idade mínima é de 55 anos, para ambos os sexos.
Sendo assim é preciso cumprir uma carência de 180 contribuições mensais.
Para o interessado nesta modalidade de aposentadoria deve entender que o valor do benefício corresponderá a 70% da sua média salarial, acrescido de 1% sobre cada ano de contribuição do segurado, respeitando o teto de 100%
É importante ressaltar que nesta categoria, o fator previdenciário não é um ponto obrigatório, sendo, portanto, facultativo.
Essa aposentadoria visa substituir a remuneração do segurado que está total e permanentemente incapacitado para exercer suas atividades laborais e consequentemente atividades que lhe garanta a sua sobrevivência, a invalidez é a incapacidade total ou seja não existe nenhuma forma de tratamento para a reabilitação do segurado.
O primeiro passo é cumprir requisitos de 12 meses de contribuição, mas algumas doenças são isentas pela legislação, veja:
Todos devem saber que para cada categoria um requisito, é importante dar o primeiro passo para iniciar esse processo de aposentação e a melhor maneira para começar isto é fazendo um planejamento previdenciário, pois, isso vai facilitar a melhor escolha do benefício, consequentemente com um valor justo e evitará dores de cabeça no futuro.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…