Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai fazer um pente-fino nos cadastros dos segurados para verificar os que estão em situação de irregularidade. Quem receber a carta enviada pelo Instituto deverá entrar em contato com o telefone 135 ou acessar o aplicativo Meu INSS, para regularizar sua situação.
O prazo para entregar a documentação, para quem foi solicitado, será de 60 dias. Após este prazo, o segurado corre o risco de ter o pagamento de seu benefício suspenso, e não havendo a regularização da situação num prazo de 30 dias, o pagamento será cancelado.
O documento enviado pelo órgão possui a marca da Previdência Social, contém o nome e o número do CPF do beneficiário, além de informar como proceder.
Para evitar golpes, o Instituto avisa que em momento algum, solicita pagamento para prestar o serviço e nem pede fotos de documentos ou do segurado pelo WhatsApp, ou outros aplicativos de mensagens.
Sendo assim, quem tiver pendências no cadastro irá receber cartas do INSS alertando para ser entregue documentos para evitar o corte dos auxílios.
Segundo a autarquia, cerca de 1,7 milhão de segurados estão na mira do pente-fino sendo que em torno de 700 mil cartas já foram postadas.
Está exigência do INSS está prevista na legislação previdenciária do país. E também é uma medida do governo para reduzir gastos com o pagamento de benefícios irregulares.
Então, para você não perder seu benefício fique atento as correspondências que são enviadas para seu endereço, uma delas pode ter uma carta do INSS.
Conforme o INSS tem avisado, a revisão cadastral pode atingir todos os benefícios e, agora, o órgão está reencaminhando cartas para evitar que beneficiários percam sua renda previdenciária por não responderem ao pedido de exigência.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
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