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INSS Facilita exclusão automática de descontos indevidos. Veja como solicitar

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adotou novas medidas para os aposentados e pensionistas que possuem descontos de mensalidade associativa em seus contracheques. A medida visa que poderão solicitar a exclusão desses valores diretamente pelo aplicativo ou site Meu INSS, de forma automática.

Antes, essa exclusão também era possível, mas dependia de um processo manual. Portanto, com a mudanças, a solicitação pode ser feita de maneira mais simples, garantindo maior comodidade para os beneficiários que anteriormente passavam por processos mais burocráticos.

Após a solicitação de exclusão, o benefício será bloqueado para novos descontos até que o próprio segurado realize o desbloqueio novamente.

Essa mudança, se deu após um levantamento realizado pelo INSS que apontou que entre janeiro de 2023 e maio de 2024, houve um total de um milhão de queixas sobre descontos não autorizados. Após a análise dessas queixas foi determinado o cancelamento de todos os descontos considerados indevidos.

Como funciona a exclusão automática?

Para realiza-la é necessário que siga um passo a passo através do Meu INSS:

  1. Entre no Meu INSS
  2. Clique em “Novo pedido” na página inicial
  3. Na barra de busca, pesquise “Excluir mensalidade”
  4. Aparecerá a opção “Excluir mensalidade de associação ou sindicato no benefício”
  5. Clique em “Atualizar” para verificar e atualizar seus dados
  6. Após atualizar, clique em “Avançar”
  7. Leia as instruções e escolha “Avançar” novamente.
  8. Complete as informações solicitadas e clique em “Avançar”
  9. Se solicitado, anexe os documentos necessários e clique em “Avançar”.
  10. Selecione a agência de relacionamento com o INSS e clique em “Avançar”.
  11. Revise os dados inseridos e, ao concordar com as informações, marque a opção “Declaro que li e concordo com as informações acima” e, em seguida, clique em “Avançar”.

Como Solicitar Devolução de Descontos Indevidos:

Se você é aposentado ou pensionista e identificou descontos indevidos realizados por entidades associativas, é possível solicitar a devolução dos valores cobrados de forma errônea diretamente à entidade responsável. Para iniciar o processo, basta entrar em contato com a entidade utilizando o número 0800 disponibilizado no contracheque ou enviar um e-mail para acordo.mensalidade@inss.gov.br, relatando a situação. O INSS fará a intermediação entre o beneficiário e a entidade, solicitando os documentos que comprovem a autorização do débito ou, caso não tenha sido autorizado, a devolução dos valores cobrados indevidamente. Dessa forma, o beneficiário poderá garantir o estorno de qualquer valor que tenha sido descontado sem seu consentimento.

Mariana Freitas

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