O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou um aumento de 25% no valor da aposentadoria de alguns casos. Sendo eles, aposentadoria por invalidez. Na verdade, a mudança está direcionada ao auxílio-acompanhante.
O adicional foi criado com o objetivo de complementar a aposentadoria dos beneficiários. O aumento equivale a um valor para cobrir o auxílio para atividades diárias.
Para receber o benefício, os aposentados devem estar inaptos para atividades laborativas. Sendo preciso ter um acompanhante para ajudá-lo (a), podendo ser um membro da família e não precisa ser necessariamente um enfermeiro ou contratado.
Como solicitar o aumento
O benefício já é concedido junto ao processo da aposentadoria. Entretanto, as pessoas que já estão aposentadas por invalidez e não receberam o auxílio, terão direito de solicitar pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
CPF e documento de identificação com foto do solicitante e do representante, ou procurador; Termo de representação legal ou procuração; e documentos médicos que comprovem que o segurado seja dependente de terceiro.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…