No texto de hoje vamos abordar um assunto muito importante para os brasileiros, pois, é bastante comum ver pessoas que sofrem de problemas de pressão alta a famosa Hipertensão, os brasileiros vêm questionando se ser Hipertenso dá o direito ao auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.
Se você teve o diagnóstico de Hipertensão continue lendo nosso texto para saber um pouco mais sobre este assunto, pois, existem algumas informações referente ao auxílio-doença e aposentadoria por invalidez para hipertensos que é importante você começar a entender.
Primeiramente vamos explicar a Hipertensão que é conhecida popularmente por pressão alta, que é caracterizada pela força com a qual o sangue bate contra paredes das artérias do corpo.
A pessoa que tem pressão alta geralmente quando vai aferir é acima de 14/9, existem casos onde a pressão arterial pode ultrapassar o número de 18/12, quando a pessoa chega nesse estado é considerado extremamente grave e é preciso urgência.
O paciente com pressão alta não apresenta sintomas graves, mas pode fazer com que cause acidentes vasculares ou até doenças cardíacas em maior grau.
A Hipertensão é uma das doenças mais silenciosas, segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, atualmente, 33% dos brasileiros sofrem com a doença, que também é conhecida como “Pressão Alta”
A causa da hipertensão é a resistência da parede dos vasos sanguíneos que obriga o coração a usar uma força maior no bombeamento de sangue para as artérias. Esse processo é natural, mas existem alguns fatores de risco como genética, obesidade, alcoolismo, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de sal.
Auxílio doença é um dos benefícios do INSS que facilita o segurado a ter o tratamento e a recuperação adequada para conseguir voltar às atividades de trabalho.
O benefício é temporário para que o segurado continue ganhando um determinado valor enquanto está incapacitado de trabalhar, seja por acidente ou alguma doença.
A previdência social não libera auxílio-doença para hipertenso pois, a Hipertensão não compromete a rotina de um indivíduo para o trabalho, mas se caso o paciente hipertenso ter que passar por algum período de tratamento específico onde o perito do INSS entenda que ele não pode continuar trabalhando, o INSS entendeu que aquele trabalhador está incapacitado temporariamente.
Existem casos onde a hipertensão pode levar o paciente a desenvolver problemas no coração que podem precisar de procedimentos cirúrgicos.
Um Exemplo: Um trabalhador que sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) diante dessa situação se tiver sequelas ele não poderá desenvolver as atividades de trabalho por um tempo. (Dependendo da sequela)
A pressão alta não impede o trabalhador a exercer sua vida laboral normal, porém, em certas situações a resposta é DEPENDE, pois, caso a pessoa tenha pressão alta e sofre um AVC e em decorrência deste AVC a pessoa fique com sequela que o impossibilite de exercer sua atividade laboral, neste caso ele pode sim requerer o benefício para a aposentadoria por invalidez, sendo assim ele passará por uma perícia médica do INSS que vai determinar a concessão do benefício.
Senhor Edson sofreu um AVC e em decorrência disto ele ficou com uma sequela, paralisou toda a parte esquerda do seu corpo, neste exemplo não tem como o senhor Edson voltar a exercer suas atividades laborais, logo ele poderá requerer a aposentadoria por invalidez.
Em casos graves o INSS isenta o trabalhador de apresentar essa contribuição, em casos mais leves é comum que a previdência solicite a carência de 12 meses de contribuição.
Primeiramente o mais importante é os documentos médicos referente ao tratamento ou internação, como laudos, exames, atestados e relatórios, além de passar pelo perito da previdência.
Lembre-se todos os documentos médicos que você fornecer ao perito irá facilitar a concessão e logo começará a receber o benefício, pois, como todos sabem é comum os médicos designados pelo INSS não tenham formação específica.
Para você marcar o perito da previdência, basta agendar o horário através da internet MEU INSS ou ligue 135
A Hipertensão é um problema que atinge milhares de brasileiros, é preciso cuidado com a saúde e ficar atento aos sintomas, é primordial fazer alguma atividade física, ter uma alimentação saudável, e fique sempre atento nos direitos que você pode ter quando o inesperado acontecer.
Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…