O BPC (Benefício de Prestação Continuada) foi criado para favorecer aos idosos a partir dos 65 anos e deficientes que nunca contribuíram com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Embora seja um benefício de assistência social, cabe ao INSS conceder o BPC aos cidadãos, no entanto, o Instituto tem levado quase 1 ano para liberá-lo.
As pessoas favorecidas pelo BPC recebem mensalmente o valor de 1 salário mínimo (R$ 1.212).
O próprio INSS admite a demora para conceder o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Segundo o órgão, precisamente a demora para liberar o BPC para o cidadão é de 11 meses e 3 dias. Neste caso, se a pessoa tiver algum tipo de situação em que não consiga se sustentar e não tenha algum parente, precisará depender de ajuda de terceiros até o INSS conceder o BPC.
Os deficientes que precisam passar por perícia médica para ter direito ao BPC, a situação ainda é pior, isso porque nesses casos, a demora é mais longa ainda. Enquanto isso, o INSS vai prometendo acabar com a fila de espera até o final de 2022.
Quem tem direito ao BPC
Para ter direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) não é necessário ter contribuído junto ao INSS.
Principais Requisitos
Tem direito ao BPC o brasileiro, nato ou naturalizado, e as pessoas de nacionalidade portuguesa, desde que comprovem residência no Brasil.
A renda por pessoa do grupo familiar deve ser igual ou menor que 1/4 do salário mínimo, podendo receber o benefício:
Pessoa idosa, com idade de 65 (sessenta e cinco) anos ou mais.
Pessoa com deficiência, de qualquer idade.
A família considerada para quem solicita o BPC é formada pelos seguintes membros, desde que vivam na mesma moradia:
Beneficiário (Titular do BPC)
Seu cônjuge ou companheiro
Seus pais
Sua madrasta ou padrasto, caso ausente o pai ou mãe (nunca ambos)
Seus irmãos solteiros
Seus filhos e enteados solteiros
Menores tutelados
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.