Você que é segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) poderá conseguir um adicional de 25% sobre o valor da aposentadoria.
Mas, será necessário comprovar que requer ajuda de terceiros para realizar suas atividades diárias, como ir ao banheiro, preparar sua comida, sair de casa, etc.
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Conhecido como auxílio-acompanhante, que é destinado aos aposentados por invalidez ou com incapacidade permanente. O adicional veio para ajudar financeiramente os segurados nestas condições, na cobertura dos gastos relacionados aos profissionais cuidadores.
Ressaltando que o responsável pelos cuidados não precisará ser um enfermeiro ou contratado, poderá ser alguém da família do beneficiário.
Comprovação das informações
O adicional de 25% do INSS é concedido já durante o processo da aposentadoria. Porém, caso o aposentado não tenha sido contemplado com o benefício, ele pode fazê-lo por meio do site ou aplicativo “Meu INSS”, ou pelo telefone 135.
Não será necessário ir a uma agência do INSS. Mas, poderá ser solicitada a comprovação de alguma informação, o segurado será avisado com antecedência sobre a necessidade do comparecimento presencial.
Documentos exigidos
CPF e documento de identificação com foto do solicitante, representante ou procurador, termo de representação legal ou procuração, além dos documentos médicos que comprovem a condição do segurado e sua dependência de terceiros para as atividades do dia a dia.
Como solicitar
Abra o aplicativo Meu INSS e faça o cadastro no sistema;
Escolha a opção “Agendamentos/Requerimentos”;
Clique em “Novo Requerimento” e em “Avançar”;
Busque pela palavra “Acréscimo” e escolha o serviço desejado;
Feito isso, o beneficiário pode acompanhar o andamento do pedido pelo site Meu INSS, na opção “Agendamentos/Requerimentos”.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil