O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) liberou o calendário de pagamentos de 2022. Atualmente 36 milhões de segurados recebem benefícios como aposentadoria, pensão, e outros benefícios previdenciários.
O novo calendário também servirá para pagamentos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) destinado a idosos de 65 anos e portadores de deficiência.
O INSS libera dois calendários, um para quem recebe até um salário mínimo e o outro para os beneficiários que ganham acima de um salário mínimo.
O pagamento é feito de acordo com o NIS (Número de Identificação Social), levando em consideração o penúltimo algarismo. Ou seja, o número antes do traço.
Feriados
Os primeiros pagamentos do ano que vem começam no dia 25 de janeiro e terminam no dia 7 de fevereiro para benefícios que recebem o piso nacional. Os que ganham acima de um salário mínimo, o pagamento começa no dia 1° de fevereiro e termina no dia 7 do mesmo mês.
O Instituto não libera pagamento nos finais de semana e nem nos feriados. Desta forma, quando houver feriado municipal, estadual ou federal, o pagamento do benefício deverá ser feito no dia útil seguinte.
Carnaval
No período do carnaval em 2022, o pagamento começará no dia 21 de fevereiro seguindo até o dia 25, haverá uma pausa por causa das festas de Momo, voltando a ser liberado no dia 3 de março, uma quinta-feira.
O INSS informa que o saque de benefícios com cartão pode ser feito até o final do mês seguinte ao da liberação do valor da conta. Quando o segurado não realizar o saque neste prazo, o valor será devolvido ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Reajuste nos valores do INSS em 2022
Os valores dos benefícios do INSS vão ser reajustados a partir de janeiro de 2022, isso devido ao aumento do salário mínimo, que deverá subir de R$ 1.100 para R$ 1.210,44. Apesar de não haver ganho real, esse será o maior aumento dos últimos seis anos.
Lembrando que ainda em 2021 haverá um pagamento com o atual calendário que começa no dia 23 de dezembro de 2021 e termina no dia 7 de janeiro de 2022. Haverá uma pausa nos feriados de final de ano.