Chamadas

INSS libera pagamento para quem recebe acima de 1 salário mínimo

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) liberou nesta quinta-feira (1º) o pagamento para os aposentados e pensionistas que recebem acima de 1 salário mínimo.

Nesta quinta-feira (1º) receberam quem tinha o final do NIS 1 e 6. Na sexta-feira (2) recebem quem tem o final do NIS 2 e 7.

O INSS libera os pagamentos primeiro para quem ganha 1 salário mínimo e em seguida para os que recebem acima do piso nacional. O calendário do benefício segue o penúltimo dígito do benefício do Instituto. 

Os aposentados e pensionistas do INSS podem consultar o benefício por meio do site Meu INSS ou no aplicativo Meu INSS (Android e iOS). Vale destacar que para ter acesso às duas plataformas é necessário ter uma conta no Gov.br. 

Veja o calendário de pagamentos para quem ainda não recebeu

Para quem recebe 1 salário mínimo

  • Final 6: Recebe dia 1º de setembro (quinta-feira);
  • Final 7: Recebe dia 2 de setembro (sexta-feira);
  • Final 8: Recebe dia 5 de setembro (segunda-feira);
  • Final 9: Recebe dia 6 de setembro (terça-feira);
  • Final 0: Recebe dia 8 de setembro (quinta-feira).

Para quem recebe acima de 1 salário mínimo

  • Final 1 e 6: Recebe dia 1º de setembro (quinta-feira);
  • Final 2 e 7: Recebe dia 2 de setembro (sexta-feira);
  • Final 3 e 8: Recebe dia 5 de setembro (segunda-feira);
  • Final 4 e 9: Recebe dia 6 de setembro (terça-feira);
  • Final 5 e 0: Recebe dia 8 de setembro (quinta-feira).

Atualmente, mais de 36 milhões de pessoas têm direito aos benefícios pagos pelo INSS, como as aposentadorias e pensões.

14º salário vai ser pago em 2022?

Ainda não existe a possibilidade do 14º salário ser liberado ainda em 2022. O motivo está na decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que inviabilizou qualquer aprovação da proposta que institui o pagamento do 14º salário. Ele tomou essa decisão em junho e de lá para cá nada aconteceu em relação ao pagamento do dinheiro extra aos segurados do INSS.

Naquele mês, o Projeto de Lei 4367/20 que institui o 14º salário, estava em tramitação na Câmara dos Deputados dependendo apenas do aval da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC).

Naquele momento a CCJC precisava avaliar se o tema era constitucional ou não para seguir para aprovação, onde, caso a respectiva Comissão aprovasse a proposta, o tema poderia seguir finalmente para aprovação na Câmara dos Deputados e depois seguir diretamente para o Senado, sem passar pelo plenário da Câmara.

Mas tudo mudou quando o presidente da Câmara, Arthur Lira, retirou o projeto de pauta e submeteu a matéria à apreciação de uma comissão especial. Isso vai atrasar e muito a possível aprovação do 14º salário.

Já que o Projeto de Lei 4367 vai precisar passar por várias Comissões na Câmara e criar uma Comissão especial para ser aprovado.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

DeepSeek: Entenda a disputa tecnológica entre a China e os EUA

As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…

39 minutos ago

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

8 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

13 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

15 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

21 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

22 horas ago