Mediante a aprovação da Medida Provisória (MP) nº 1.106/2022 no Congresso Nacional, foi autorizada a liberação do chamado cartão consignado de benefícios, destinado à aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Em suma, a proposta elevou a margem consignável e disponibilizou o novo recurso.
Após a alteração, ficou determinado que os contratantes podem comprometer até 5% do valor recebido no benefício do INSS com o cartão de crédito. A margem consignável destinada a empréstimos pessoais, agora, será de 40%.
Conforme o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), a partir dessa semana, instituições financeiras de todo país já estão autorizadas a operar com a modalidade de crédito, desde que atuem conforme a administração de planos de benefícios de natureza previdenciária. Além disso, também é exigido que os bancos ofereçam acessoriamente operações de empréstimo consignado.
O cartão integra a modalidade de consignados, logo, os valores gastos com a ferramenta, serão descontados automaticamente da folha de pagamento do INSS. É permitido o uso da margem de 5% do valor correspondente ao benefício previdenciário.
Conforme as regras estipuladas para o uso do novo recurso, é possível sacar em dinheiro até 70% do limite do cartão consignado. Além disso, a modalidade ainda fornece benefícios extras aos contratantes do cartão, como descontos em farmácias, auxílio e assistência funeral e seguro de vida.
O cartão não possui anuidades, e permite o pagamento de gastos acima dos 5% descontados na folha em até 40 dias. No entanto, em casos de atrasos, será cobrada uma taxa de juros de 3,06%.
Além dos aposentados e pensionistas do INSS, cidadãos amparados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) também poderão participar da modalidade de crédito. Com a inclusão do grupo, o consignado foi ampliado para mais de 52 milhões de pessoas.
Segundo o Governo Federal, beneficiários do Auxílio Brasil também entraram nessa margem de 45%, entretanto, no momento o crédito ainda não está liberado para essa parcela da população.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…