Photo by @tirachardz / freepik
Os aposentados, pensionistas, auxílio-doença e de outros programas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverão ficar atentos. Isso, porque o Conselho da Justiça Federal (CJF) autorizou o pagamento de atrasados para 103 mil beneficiários, com valores que podem chegar até R$ 62.700.
Estima-se que cerca de 400 mil já receberam os seus devidos pagamentos.
Os pagamentos a ser realizado é de mais de R$ 1 bilhão. O valor é dividido entre os Tribunais Regionais Federais (TRFs), de acordo com a região do beneficiário. Confira o número de beneficiários e o valor liberado para cada uma delas:
Vale destacar que cada TRF define um cronograma de pagamentos para sua região. O dinheiro é liberado na conta e posteriormente é liberado para saques em espécie.
Os “atrasados do INSS” é uma modalidade de pagamentos (judicialmente), chamada de Requisição de Pequeno Valor (RPV).
Todo mês, a Justiça realiza uma nova liberação de lotes de pagamentos dos atrasados para os beneficiários do INSS. Esse depósito ocorre com até dois meses de antecedência da realização dos pagamentos pelo governo, quando o valor ficará, de fato, disponível para saque.
O segurado da autarquia tem o direito de solicitar uma revisão do benefício no INSS. Quem ganha a ação na Justiça, receberá os atrasados. O valor é referente ao período de espera.
O cálculo é feito considerando um prazo de cinco anos anteriores ao pedido e o período até a correção.
Quem solicitar revisão no INSS, deverá solicitar no órgão e em seguida ingressar com o pedido na Justiça.
Ações de até 60 salários mínimos, não será necessário contratar um advogado. O beneficiário tendo o direito aos atrasados, poderá verificar a data do saque acessando o site do TRF que é o responsável em realizar a consulta de sua requisição.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…