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INSS: Mais de 600 mil segurados precisarão enviar informações complementares

por Wesley Carrijo
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Um comunicado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), informou que cerca de 625 mil segurados devem encaminhar informações complementares para viabilizar a análise dos benefícios solicitados.

Isso porque, em alguns casos, a extensa demora para a disponibilização dos recursos oriundos de pensão por morte ou aposentadoria, podem acontecer devido à falta de todas os dados necessários pedidos ao cidadão. 

Até o momento, 861 mil pedidos estão em processo de verificação pelo INSS, e dependem de alguma ação do seguro.

Com base na última atualização de dados feita nesta segunda-feira, 10, aproximadamente 625 mil segurados já foram notificados pelo instituto, via telefone ou mensagem de texto do celular.

O processo de notificações se iniciou em julho, requerendo o cumprimento de todas as exigências. 

Entretanto, caso haja alguma dúvida, o segurado deve saber que, apesar das notificações, é possível verificar a situação por conta própria.

Para isso, basta acessar o site ou o aplicativo “Meu INSS” que a informação aparecerá automaticamente no visor do computador ou celular.

As informações também podem ser obtidas pelo telefone 135.

Em todas as modalidades, são comunicados todos os documentos e demais dados que precisam ser apresentados com urgência. 

O tempo estipulado para a concluir os benefícios previdenciários é de 39 dias.

Caso o segurado tenha feito a solicitação há um tempo superior à média, recomenda-se que o mesmo verifique se ainda existe alguma exigência pendente, ao acessar o aplicativo, site ou telefone.

INSS

Entretanto, o tempo para que o instituto conclua a verificação dos pedidos pode chegar a 45 dias. 

Para fazer a correção das pendências através do aplicativo Meu INSS, basta clicar na opção “Agendamentos/solicitações” no menu.

Na sequência, é preciso localizar o processo em exigência e clicar na lupa para obter mais detalhes.

Por fim, clique em “Cumprir exigência” e, em seguida, em “Anexar arquivo”.

Cada arquivo anexado pode conter somente 5 MB. 

O segurado pode clicar em “Anexar”, quantas vezes for necessário, até incluir todos os documentos solicitados.

Para finalizar, basta clicar em “Confirmar”.

E se necessário, é possível fazer um comentário ao selecionar a opção “Responda aqui”, para esclarecer os motivos da exigência.

Por último, clique em “Enviar” e confira se o processo foi concluído corretamente. 

Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

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