Chamadas

INSS: Motivos que levam o seu benefício ser suspenso

O INSS (Instituto do Seguro Social) pode a qualquer momento suspender o pagamento do seu benefício por vários motivos. Por isso você deve ficar atento para não levar um susto no dia em que irá receber o seu dinheiro. Neste texto vamos falar quais as situações que a suspensão poderá ocorrer.

Designed by LightField Studios / shutterstock

Então, verifique se você está em uma das situações que detalhamos a seguir.
Mas, fique tranquilo, quem tem o seu benefício suspenso vai poder reverter a situação. Muitas pessoas confundem suspensão com cancelamento.

O cancelamento de um benefício é irreversível, obrigando o segurado a fazer nova solicitação, ou recorrer à Justiça. Já a suspensão é possível reativar o benefício.

Quando pode acontecer a suspensão do benefício?

Um dos benefícios que mais é suspenso é o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). Quando você solicita o BPC/Loas precisa prestar várias informações, quando esquece de algum dado, lá na frente isso será motivo para a suspensão do benefício.

Principais motivos para o cancelamento do BPC

Cadastro Único (CadÚnico) não foi atualizado (a atualização deve ser feita de dois em dois anos, em um Centro de Referência da Assistência Social- Cras).

Não ser de renda baixa, ou seja, renda familiar ultrapassou o permitido. É quando a renda máxima exigida por cada pessoa da família ultrapassa 1/4 do salário-mínimo (R$ 275,00 reais).

Auxílio-reclusão

O segurado que está preso por algum motivo, os seus dependentes vão receber o auxílio-reclusão. Neste caso, o pedido precisar ser realizado a cada 3 meses, devendo cadastrar a Declaração de Cárcere/Reclusão.

Quando você não envia este documento ao INSS, o seu benefício é suspenso.

Perícia médica periódica

Quando a pessoa recebe um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por conta de algum problema de saúde (auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez) tem que realizar perícias médicas regularmente. No entanto, você não comparecendo nessas perícias agendadas para ser verificada se a sua condição ainda continua incapaz, poderá levar o seu benefício a ser suspenso.

Reabilitação Profissional

Ela é obrigatória e disponibilizada a quem se encontra sem condições de retornar ao seu posto de trabalho.

Neste caso, você estando nessa condição sendo encaminhado à reabilitação, deverá comparecer, na verdade, é obrigatório. Não comparecendo ou não dando continuidade ao processo de reabilitação profissional, seu benefício será suspenso.

Fique atento: o beneficiário que foi encaminhado à reabilitação, deve obrigatoriamente comparecer, não ficar sem o benefício.

Prova de vida

A prova de vida é uma exigência do INSS que deve ser realizada uma vez por ano, obrigatório a comprovação. Deixando de realizar a prova de vida, o pagamento do beneficiário é suspenso, sendo que só voltará a receber após a comprovação de vida.

Todos que recebem aposentadoria, pensão ou auxílio terão que realizar a prova de vida.
No mês de junho deste ano, a prova de vida voltou a ser obrigatória. Logo, caso o segurado não realizar, poderá ter o seu benefício bloqueado!

Ao encontrar alguma irregularidade no benefício o INSS envia uma notificação ao segurado. Que geralmente são aquelas conhecidas cartas de irregularidade.

Recebendo a correspondência você terá o direito de apresentar uma defesa prévia. É por ela que será possível comprovar que está tudo certo com seu benefício e tem direito a recebê-lo.

Não apresentando sua defesa em 30 dias após a notificação, o seu benefício ficará suspenso. Não recorrendo dessa suspensão, ele será cessado.

O que fazer quando o benefício é suspenso?

Se você não conseguir ter o seu benefício de volta, precisará de ajuda de um bom advogado especialista nas regras da Previdência Social.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

6 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

7 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

8 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

10 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

11 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

12 horas ago