Imagem por @DCStudio / freepik
Devido à Reforma da Previdência que foi estabelecida no dia 13 de novembro de 2019, ano após ano algumas regras relacionadas a aposentadoria estão sofrendo alterações.
Nesse sentido, para 2023, os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também devem se atentar às mudanças relacionadas à aposentadoria.
Vale lembrar que essas alterações são relacionadas a regras de transição que levam em consideração alguns pontos como a idade do segurado, assim como o tempo de contribuição.
Nesse sentido, vamos apresentar as novas regras para homens e mulheres conseguirem se aposentar pelo INSS em 2023.
Como é em 2022:
Como será em 2023:
Como é em 2022:
Como será em 2023:
Caso o segurado tenha começado a trabalhar antes da Reforma mas não completou os requisitos necessários para a Aposentadoria por Idade, foi criada então uma regra de transição.
Nessa regra de transição, para ter direito a aposentadoria por idade será necessário 62 anos de idade mais 15 anos de contribuição para as mulheres e 65 anos mais 15 anos de contribuição para os homens.
Contudo, é necessário se atentar, pois, o valor da aposentadoria considera 60% da média de todos os seus salários + 2% ao ano que ultrapassar 20 anos para homens e 15 anos para mulheres.
Dessa forma, por mais que o tempo de contribuição seja menor para garantir a aposentadoria por idade, é necessário se atentar que ao se aposentar com 15 anos de contribuição o segurado receberá apenas 60% da média de todos os salários.
Agora, para garantir o direito de receber 100% do salário de benefício, as mulheres terão que contribuir por 35 anos e os homens por 40 anos.
No caso da regra da idade mínima progressiva, a mesma leva em conta dois fatores:
A regra da idade mínima progressiva é um resquício do que era a Aposentadoria por Tempo de Contribuição.
Dessa forma, para que o segurado consiga se aposentar nesta Regra, é exigido um “pré requisito”: ter contribuído antes da Reforma.
Já no caso da regra por pontos, esta é um pouco mais simples de se entender, onde, o cálculo leva em consideração a soma da idade mais o tempo de contribuição.
Nesse sentido, pegando a exigência para 2023, onde será necessário:
Basta que o segurado some a idade com o tempo de contribuição, por exemplo, uma mulher com 60 anos de idade e 30 anos de contribuição terá 90 pontos e poderá se beneficiar dessa regra.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…