Empresas do grupo:

Início » INSS: novo Auxílio-Maternidade poderá ser recebido pela MEI?

INSS: novo Auxílio-Maternidade poderá ser recebido pela MEI?

por Jorge Roberto Wrigt
2 minutos ler
maternidade

Quando o microempreendedor individual se formaliza no MEI, irá ter os mesmos direitos previdenciários. No caso das mulheres, quando mães por gravidez ou adoção, vão ter direito ao benefício do salário-maternidade.

O benefício é oferecido a trabalhadora MEI, pelo prazo de 120 dias pelo Instituto Nacional do Seguro Social -INSS. Para isso, a mulher terá que ter contribuído pelo menos, por 10 meses.

Como solicitar

Para alguns casos, a solicitação poderá ser feita pela Internet www.previdencia.gov.br
Você irá selecionar a opção Requerimento de Salário Maternidade. Também poderá usar a central telefônica 135 (para tirar dúvidas ou se precisar fazer agendamento para ir a agência do INSS).

Documentos necessários

RG, CPF, Carteira de Trabalho, carnês e comprovantes de recolhimento do INSS;

Benefício

Vai depender do tempo de contribuição. Se você, trabalhadora MEI, contribuiu nos últimos 15 meses, por exemplo, sobre o valor de R$ 880,00, esse será o valor do seu benefício.

Mas, não poderá deixar de pagar o DAS-MEI no período que estiver recebendo o benefício. Nesse período, a beneficiária deverá emitir o documento informando sua condição de beneficiária, dessa forma, o documento de arrecadação será emitido com os impostos devidos, excluindo-se a incidência da contribuição previdenciária.

O motivo é que à contribuição previdenciária já vem descontada diretamente do benefício recebido.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More