Muitas pessoas tem essa dúvida se donas de casa podem se aposentar pelo INSS mesmo sem ter algum tipo de renda própria. Justamente por isso muitas pessoas já estão pensando em como poderão garantir um futuro mais estável.
É uma questão que em milhões de lares por todo o Brasil ainda existe a figura da mãe ou avó de família, sendo responsável por cuidar da casa. Sendo um dos trabalhos mais difícil quanto aqueles considerados formalmente.
Por este motivo, iremos falar um pouco mais sobre esse público específico. Será que existem maneiras de garantir um futuro tranquilo sem precisar de grandes preocupações com a renda mensal? Confira!
Portanto, existem aposentadorias para Donas de Casa? Sim. Porém, é necessário entender exatamente como funciona esse tipo de assunto através da previdência.
Donas de casa podem se aposentar pelo INSS, se tiver pagando a contribuição através do serviço Facultativo de Baixa Renda. É uma modalidade de contribuição voltada tanto para homens, como mulheres que dedicaram a vida exclusivamente para trabalho doméstico.
Assim sendo, que essa é a contribuição voltada para donas do lar que querem se aposentar e não possuem renda própria. Pagamento esse facultativo será possível receber uma aposentadoria futuramente.
Qual é o valor da contribuição para aposentadoria de Dona de Casa? Existe sempre um valor específico que é modificado todos os anos já que depende especificamente do valor do salário mínimo vigente. O valor de recolhimento do Facultativo de Baixa Renda é de 5% sobre o salário mínimo atual. Esses valores serão sempre pagos para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para que as Donas do Lar participem, existe alguns requisitos.
Sendo assim, quem pode se aposentar como dona de casa ou dona do lar? É importante lembrar que isso não serve apenas para mulheres e para homens que atuam em funções domésticas.
Requisitos para aposentadoria de donas de casa
Existem alguns benefícios do Facultativo de Baixa Renda. Essa é uma forma de contribuição ao INSS voltada para pessoas que não possuem renda própria e trabalham no âmbito doméstico.
As vantagens de contribuir para o Facultativo de Baixa Renda são possibilidades como:
Entretanto, com toda essa situação da pandemia do coronavírus, está impedindo muito o atendimento pessoalmente, ligue para o telefone 135 caso tenha alguma dúvida. Outra opção é só baixar o aplicativo, Meu INSS para saber mais!
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS
O Pix, meio de pagamento mais usado no Brasil, ganha novidades agora em 2025. Desenvolvido…
O avanço da tecnologia e a popularização das apostas online trouxeram um novo desafio para…
A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…
Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…
O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, anunciou…
Para se manter como Microempreendedor Individual (MEI) em 2025 é preciso entender as diversas regras…