Design fundo by @s.salvador / freepik / editado por Jornal Contábil
Muitos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem não saber, mas existe sim a possibilidade de o órgão cortar os pagamentos da respectiva pensão, aposentadoria ou auxílio. Até porque, a autarquia não apenas se responsabiliza pela concessão do benefício, mas também pela sua manutenção.
Diante disso, é de suma importância que o segurado saiba o que pode suspender ou até mesmo cancelar os pagamentos de seus benefícios, de modo a evitar que o provento seja cessado, ou seja, permanecer recebendo os repasses do INSS.
Vale ressaltar que os cortes realizados pelo INSS não são incomuns, visto que somente no último ano 5,2 milhões de segurados tiveram seus benefícios bloqueados pela autarquia. Em 2022, o primeiro trimestre do ano, contou com outros 1,23 milhão de benefícios cancelados.
Dito isso, entenda as principais razões pelas quais os assistidos do instituto podem receber uma notificação da Previdência Social indicando que os repasses do benefício serão cortados.
Dizer que o benefício será cessado significa que os pagamentos mensais não serão mais realizados. Isto pode ocorrer pelos mais diversos motivos, todavia, existe uma lista de razões que competem aos casos mais comuns de cancelamento ou suspensão do provento.
Antes de abordar tais razões, previamente, é preciso entender a diferença entre suspensão e cancelamento do benefício. Quando o pagamento é suspenso, os repasses param de acontecer temporariamente, de modo que o beneficiário pode recorrer a via administrativa, tendo grandes chances de voltar a receber.
Por sua vez, o cancelamento, representa a perda do benefício tornando inviável reaver a decisão administrativamente. Neste caso, o segurado pode acionar a justiça, entretanto, conseguir o retorno dos pagamentos é bem mais difícil. Neste cenário, cabe ao segurado realizar um novo pedido ao INSS.
Antes de cessar efetivamente o benefício, a autarquia notifica o segurado indicando que o pagamento será cessado, e o motivo para tal. Sendo assim, o primeiro passo é, justamente, entender o porquê da suspensão.
Feito isso, o segurado terá um norte para elaborar sua defesa, e tomar as medidas necessárias para questionar a decisão do INSS. A razão da cessação ainda pode ser conferida através da plataforma do Meu INSS, ou ligando na Central de Atendimento pelo número 135.
É recomendado que junto a um advogado, você reúna os documentos para solicitar a reativação do benefício. O questionamento, pedindo a volta dos pagamentos poderá ser realizado via administrativa (enviando a solicitação ao próprio INSS), ou via judicial (ajuizando uma ação na justiça).
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…