Imagem por Freepik / Designed by @olly / Freepik
Em virtude da facilidade de requerer o benefício de aposentadoria atualmente, muitos segurados acabam realizando o requerimento por contra própria e, não se atentam aos requisitos exigidos pela legislação.
Por isso, o número de aposentadorias negadas pelo INSS aumenta a cada dia.
E neste post, iremos explicar os motivos que levam o benefício de aposentadoria a ser negado e o que pode ser feito para reverter essa situação.
Assim, antes do trabalhador requerer o benefício de aposentadoria, é necessário verificar se a documentação que irá apresentar ao INSS está de acordo com os requisitos exigidos.
Portanto, o trabalhador deverá verificar:
Dessa forma, é muito importante se atentar aos documentos necessários para a comprovação dos períodos contributivos.
Visto que, na maioria das vezes, o INSS não reconhece alguns períodos contributivos e acaba negando o benefício de aposentadoria, justamente por não ter sido apresentado a documentação exigida.
Se você deu entrada por conta própria no requerimento de aposentadoria, o ideal é buscar o auxílio de um advogado especialista em Direito Previdenciário, que avaliará se a argumentação da negativa do benefício utilizada pelo INSS, está correta ou não, para então, decidir a melhor estratégia a ser tomada:
A opção mais vantajosa, conforme já relatamos, dependerá da justificativa utilizada pelo INSS, que negou o benefício de aposentadoria.
Por isso, nesses casos, orientamos que procure um especialista em Direito Previdenciário.
Assim, o especialista irá analisar o Processo Administrativo e verificará o que o INSS não considerou. Para então, utilizar a melhor estratégia para ter o benefício concedido.
Maria foi ao INSS e deu entrada no seu pedido de aposentadoria.
Dentro dos documentos juntados por ela, existe um período de 10 anos trabalhado em atividade especial, sendo exposta a agentes nocivos.
Nos documentos apresentados por Maria ao INSS, estava o Perfil Previdenciário Profissiográfico (PPP), que é o laudo previdenciário que atesta as condições insalubres ao que Maria esteve exposta nesse período.
Porém, o INSS ao analisar os documentos de Maria, não entendeu que esse período é insalubre, e não reconheceu a conversão do tempo especial para comum, que no caso dela, somaria ao seu tempo de contribuição o período de 02 anos, exatamente o tempo necessário para Maria formar a sua aposentadoria.
Com a negativa do INSS em mãos, Maria buscou um advogado especialista em Direito Previdenciário, que constatou que Maria tinha direito ao benefício naquele momento em que ela solicitou.
Dessa forma, após essa consulta ao advogado, a melhor opção para Maria conseguir a Aposentadoria é ingressar com o Processo Judicial.
Com o Processo Judicial Maria já assegurou algumas vantagens:
Para você, que está prestes a requerer o benefício de aposentadoria, indicamos que procure um especialista no Direito Previdenciário, e faça o planejamento da aposentadoria antes de efetivamente requerer o benefício ao INSS.
No Planejamento Previdenciário o trabalhador terá a análise cuidadosa, feita por profissional capacitado, em relação à documentação necessária, as opções de aposentadoria, simulando através de cálculos e valores de contribuição qual é a melhor regra de transição, com os manejos de tempo de contribuição e assim terá certeza que está optando pelo benefício mais vantajoso.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Fonte: Domeneghetti
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…