O INSS é responsável por vários benefícios para os segurados que cumprem com suas contribuições em dia.
Na matéria de hoje vamos falar o que deve ser feito quando o seu benefício é negado.
Continue conosco e fique por dentro do assunto
É normal que o INSS cometa erros na hora de registrar alguns períodos e já adiantamos caso você não tenha tempo suficiente de contribuição o seu pedido de aposentadoria será negado.
É possível acessar no próprio site do INSS a simulação da sua aposentadoria e saber quanto tempo falta para se aposentar.
A falta de recolhimento de atividade especial é um dos maiores motivos para o seu benefício ser negado, supondo que você trabalhou por 25 anos em alguma atividade especial, você poderá se aposentar mais cedo do que o tempo solicitado na aposentadoria comum.
A aposentadoria especial é de alto custo para os cofres da Previdência e por isso o benefício costuma ser negado com facilidade.
Para evitar esta situação tenha em mãos o LTCAT e o PPP atualizados.
A partir dos 12 anos de idade contará como aposentadoria, uma vez que o trabalho for em regime de economia familiar (agricultura, pecuária, pesca, etc).
Para evitar que o seu benefício seja negado tenha toda a documentação necessária em mãos e se necessário procure a ajuda de um profissional.
Este é responsável por listar os períodos e valores de contribuições feitas durante suas atividades laborais.
Porém é comum faltar alguns períodos nas documentações e caso isso aconteça você poderá agendar no INSS um pedido de revisão do CNIS.
Supondo que a empresa que você prestou serviços não tenha feito suas contribuições ao INSS, logo ficará faltando tempo de contribuição e assim o seu pedido será negado.
Se isso ocorrer, claramente irá afetar a sua aposentadoria, para que o tempo seja reconhecido, é necessário quitar todos os débitos pendentes.
É muito importante planejar, garantir todos os critérios para o seu pedido de aposentadoria e por isso faça um planejamento com algum profissional qualificado.
Com isso você estará ciente do seu tempo de contribuição, juntamente com o valor que tem direito a receber e qual a melhor categoria para você.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…