Nesta quarta-feira (01), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) segue com os pagamentos de aposentados, pensionistas e demais beneficiários. Os repasses do lote atual são referentes a folha de fevereiro da autarquia, iniciada no último dia 17 e segue até 7 de março.
Lembrando que o cronograma de pagamentos do instituto é dividido os beneficiários em dois grupos, sendo um referente aos que ganham o equivalente ao piso nacional, e outro voltado aqueles que recebem acima do salário base. A ordem dos respectivos calendários é definida conforme o final do número de inscrição do benefício, o mesmo 11 dígitos do NIS (Número de Identificação Social).
O dia de hoje representa o início dos pagamentos direcionados aos segurados cujo benefício ultrapassa o valor do piso nacional (R$ 1.302, até o momento). Além destes, também recebem nesta quarta, beneficiários da autarquia que recebem o salário mínimo, com numeração do NIS terminada em 6,
Atualmente, o INSS é responsável por efetuar os pagamentos de 37 milhões de brasileiros, sendo a grande maioria amparada por benefícios no valor de um salário mínimo. Os repasses são destinados aos cidadãos amparados por algum tipo de renda intermediada pelo INSS, a exemplo de aposentadorias, pensões e auxílios.
Também estão incluídos na folha de pagamento da autarquia, brasileiros amparados por proventos de natureza assistencial/social, a exemplo do BPC (Benefício de Prestação Continuada) regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). O benefício ampara cidadãos com idade igual ou inferior a 65 anos ou pessoas com deficiência (PCDs) de qualquer faixa etária.
Para consultar a data exata do depósito, primeiramente é necessário consultar o dígito final do seu NIS. A numeração pode ser encontrada na página do “Meu INSS”, ou através do aplicativo de mesmo nome, disponibilizado para aparelhos Android e IOS. Também é possível buscar esta informação ligando no número 135 (Central de Atendimento do instituto)
No momento de conferir o final do NIS/número de inscrição final do benefício, lembre-se sempre de desconsiderar o dígito verificador (aquele após o traço). Tomando como exemplo um caso hipotético, cuja inscrição corresponde a seguinte numeração 489.545.227-1, o dígito considerado será “7” e não o 1.
Veja a seguir todas as datas de pagamento do INSS referentes a folha de fevereiro, e saiba quando o dinheiro irá cair na conta:
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…