O INSS (Instituto Nacional do seguro Social) começou a pagar no dia 26 de abril o pagamento dos beneficiários, que mais uma vez vão ficar sem a antecipação do 13°, a esperança é que o abono natalino seja antecipado no mês que vem.
O que causou o atraso no pagamento do 13° do INSS?
Com a demora na aprovação do Orçamento 2021, o 13° salário que seria antecipado em fevereiro foi adiado. A aprovação só aconteceu em 25 de março, pelo Congresso Nacional.
![Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2020/12/DINHEIRO-2-1024x613.jpg)
O Orçamento foi enviado para sanção presidencial, no qual, já estava certo a liberação da antecipação do 13º salário.
No entanto, um outro motivo impediu a antecipação do 13° salário do INSS, relativo ao corte de R$ 24,6 bilhões de despesas obrigatórias que iriam para o pagamento de aposentadorias, pensões, benefícios previdenciários e trabalhistas.
Na quinta-feira (22), O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com veto parcial e bloqueio adicional, a Lei Orçamentária de 2021.
Com a sanção do orçamento definitivo o restante das dotações fica destravada e o governo federal poderá voltar a fazer investimentos e executar programas discricionários – aqueles considerados não obrigatórios por lei.
O que poderá liberar a antecipação do 13° salario do INSS no mês de maio, sendo a primeira parcela paga no 25 e a segunda parcela no dia 25 de junho de 2021.
![](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2021/04/CALENDARIO.jpg)
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil