O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), informa que o segurado que antecipou o auxílio-doença e recebeu a antecipação de R$ 1.045, terá direito a um benefício maior e de forma definitiva, sem precisar fazer uma nova solicitação.
Assim, serão contemplados os beneficiários cujo afastamento tenha terminado até o dia 02 de julho de 2020. O valor adicional será realizado em outubro, com apuração da Dataprev.
Você que pediu a antecipação do auxílio-doença e quer saber se tem direito ao valor, a quantia a ser paga e o status do pagamento, deverá consultar o site ou aplicativo Meu INSS ou ligar para a central de atendimento 135.
A portaria que autoriza a antecipação das parcelas do auxílio-doença no valor de R$ 1.045 (um salário mínimo) por até 60 dias, foi publicada no dia 24 de agosto. Antes o prazo era de 30 dias.
A solicitação da prorrogação é baseada no período de repouso, conforme informado no atestado médico anterior. Há ainda a possibilidade de novo requerimento apresentando um atestado médico recente. Neste caso, a prorrogação continua limitada ao período de 60 dias.
A nova portaria permite a solicitação de prorrogação depois de 60 dias, caso seja feito até o dia 31 de outubro, conforme informou a Secretaria de Previdência e Trabalho.
Por outro lado, se nada mudar, o INSS voltará a atender de forma presencial, na próxima segunda-feira, dia 14 de setembro.
Enquanto isso, os serviços da Previdência Social continuam sendo oferecidos de forma remota. Desta forma, os segurados que queiram solicitar a antecipação do auxílio-doença devem enviar o atestado médico pelas plataformas digitais do INSS.
Basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…