Fique Sabendo

INSS: perícia médica quem precisa fazer e como agendar o serviço?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já está realizando atendimento de forma presencial, mas a volta trouxe um impasse, os médicos peritos se negaram a voltar ao trabalho, o motivo está, segundo eles, na falta de condições das agências, em relação a evitar a contaminação das pessoas pelo coronavírus.

O INSS informou que os atendimentos presenciais de perícia médica está retomando ao normal depois das inspeções de médicos feitas por conta da validação às agências.

De acordo com a autarquia, na terça-feira (22), 351 peritos médicos federais compareceram aos seus postos nas agências, ou seja, 72% de toda a categoria. Foram realizadas 3.059 pericias presenciais, em 110 agências. Havia agendamento em 148 delas.

Também foi informado que na quarta-feira (24), 190 agências realizaram perícias agendadas.

A perícia médica é destinada aos cidadãos que precisam comprovar diferentes situações que demandam uma análise presencial (auxílio-acidente, auxílio-doença, Benefício de Prestação Continuada – BPC) e também aposentadoria por invalidez.

Aposentadoria por invalidez

A aposentadoria por invalidez é quando a pessoa está permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade laborativa ou ser reabilitado em outra profissão, sendo necessário requerer um auxílio-doença.

Ao passar por perícia médica e for constatado que você está incapacitado para exercer suas funções, você será orientado a solicitar a aposentadoria por invalidez.

Estando você aposentado por invalidez, deverá passar por reavaliação através de perícia médica do INSS a cada dois anos para que seja comprovada a sua incapacidade.

Os segurados maiores de 60 anos e os maiores de 55 anos com mais de 15 anos em beneficio por incapacidade são isentos dessa obrigação.

O trabalhador pode solicitar a presença de um acompanhante, que pode ser seu próprio médico, para acompanhar sua perícia.

Sendo assim, será necessário preencher um formulário de solicitação de acompanhante e levar presencialmente no dia da perícia. O pedido será analisado pelo perito responsável, sendo que ele poderá negar caso a presença do acompanhante interfira no serviço.

Como solicitar serviços do INSS?

Como todos os serviços do INSS, os que vão depender de perícia médica também deverão solicitar o atendimento pela Internet (site ou aplicativo Meu INSS, disponível para Android e IOS).

Quando você for realizar a solicitação, o INSS irá pedir o seu nome completo, número do CPF e data de nascimento para formalizar o requerimento sem risco de ocorrer fraude.
Você deverá prestar bem atenção na data em que o INSS irá marcar, se necessário, a perícia médica.

Com a atual situação em que só algumas agências estão realizando perícia médica, verifique se a que está próxima a sua casa já está realizando o atendimento.

Exigências para o atendimento presencial nas agências

Estar usando máscara para ter autorização para entrar, não estar acompanhado de crianças, não fazer aglomeração, respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas e faça o uso de álcool em gel ao tocar as superfícies desconhecidas.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Calendário de Pagamentos do Bolsa Família 2025: Entenda a Ordem de Recebimento

O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…

9 minutos ago

PGFN estende prazos para regularizar pendências com dívida ativa da União

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…

21 minutos ago

Empresas têm até dia 28 para preencher o Relatório de Transparência Salarial

Entre 3 e 28 de fevereiro, empresas com 100 ou mais empregados devem informar seus…

49 minutos ago

Reforma Tributária: cerca de 6 milhões de empresas têm apenas este ano para se adaptar às novas regras

Com o primeiro projeto de regulamentação da Reforma Tributária sancionado, o sistema tributário nacional está…

1 hora ago

Câmara aprova PL que adapta Estatuto da Microempresa à Reforma Tributária

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro, projeto…

1 hora ago

STF muda regra do salário-maternidade e surpreende trabalhadores

O salário-maternidade é um dos mais importantes benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro…

1 hora ago