Sempre foi uma exigência do INSS que para receber benefícios como auxílio-doença ou Benefício de Prestação Continuada, conhecido como BPC, fosse feita a perícia médica.
Entretanto, com o cenário causado pela pandemia da covid-19 ocorreram algumas mudanças nas exigências do INSS.
Enquanto a pandemia persistir, não será preciso realizar a perícia médica em agências para concessão tanto do BPC quanto do auxílio-doença.
A mudança ocorreu para que assim pudessem ser evitadas aglomerações de pessoas em Agências da Previdência Social espalhadas pelo Brasil, ou seja, a perícia médica presencial está temporariamente suspensa.
Atualmente, é preciso encaminhar a documentação ‘online’ através do portal MEU INSS, nela deve ser anexado o pedido do benefício, com um atestado médico comprando a sua incapacidade ou deficiência.
É possível também que aqueles não inscritos no CadÚnico, solicitem o Benefício de Prestação Continuada.
O que é o auxílio-doença?
Destinado aos segurados do INSS, o auxílio-doença é um benefício por incapacidade, é preciso comprar que está incapaz para o trabalho, por motivos de doença ou acidente.
Alguns dos requisitos são:
Benefício de Prestação Continuada — BPC
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) é o que garante um salário mínimo mensal ao cidadão que possui deficiência, que comprove não ter como realizar a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família.
Para possuir o direito, é preciso que a renda por pessoa do núcleo familiar seja inferior a 1/4 do salário-mínimo.
Por se tratar de um benefício assistencial, não é preciso ter realizado contribuições ao INSS para ter direito a ele. Entretanto, este benefício não paga 13.º salário e não deixa pensão por morte.
Tem direito ao BPC o brasileiro, nato ou naturalizado, e as pessoas de nacionalidade portuguesa, desde que comprovem residência fixa no Brasil e renda por pessoa do grupo familiar inferior a ¼ de salário mínimo atual.
Além disso, devem se encaixar nas seguintes condições:
No caso do cidadão com deficiência: qualquer idade — pessoas que apresentam impedimentos de longo prazo (mínimo de 2 anos) de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Como solicitar agora o auxílio-doença ou BPC?
A solicitação do auxílio-doença ou BPC, deve ser realizada através da plataforma MEU INSS.
O site Meu INSS ainda está em atualização para obtenção de atestados médicos em substituição à perícia médica. A plataforma está sendo modificada pouco a pouco.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…